O melhor método será indicado de forma individualizada, após uma avaliação clínica realizada pelo cirurgião dentista.
Primeiro entenda cada um dos métodos de clareamento:
Clareamento caseiro
Realizado sob orientação do seu dentista, o paciente realiza o clareamento dental em casa com moldeiras, sendo que esta é confeccionadas a partir de uma moldagem realizada no consultório dentário.
Em média leva de 3 a 4 semanas.
Clareamento de consultório
O dentista que realiza o clareamento dental em seu consultório, em até 3 sessões de aproximadamente 45 a 60 minutos cada.
Entenda
O histórico de alguma sensibilidade dentária , pode ser um dos requisitos definir e indicar qual fazer.
Neste caso de o melhor a indicar é o clareamento caseiro(sendo importante tratar a sensibilidade previamente), devido a possibilidade do tratamento ser realizado com concentração do agente clareador de forma gradual, de menor concentração ao de maior concentração, estes podem variar de 7,5%, 10%, 16% à 22%.
Outro requisito para a melhor indicação é a disponibilidade, compromisso e hábitos do paciente em realizar o procedimento diariamente conforme a orientação do seu dentista, para que ocorra o resultado esperado.
Quando o paciente identifica alguma dificuldade em realizar o procedimento sozinho, ou deseja um resultado mais imediato, o mais indicado pode ser o clareamento de consultório.
E ainda, existe a possibilidade de associar as duas técnicas.
Algumas indicações para fazer o clareamento dental:
• Dentes naturalmente amarelados;
• Dentes escurecidos pela idade;
• Dentes pigmentados por dieta rica em corantes;
• Dentes escurecidos por substâncias presentes no cigarro;
• Dentes que receberão reabilitação restauradora/protética, com o objetivo de alcançar o equilíbrio dos tons de saturação da cor do sorriso;
• Dentes desvitalizados que sofreram alteração de cor;
• Dentes acometidos que por manchas devido ao uso de tetraciclina e seus derivados;
Curiosidade
Pesquisas recentes mostram que não é mais necessário parar de ingestão de bebidas com corantes durante o tratamento de clareamento.
Uma vez que esses corantes são considerados pigmentos externos, que são degradados durante o clareamento, e podem ser eliminados na ação de escovar os dentes após a ingestão dos mesmos.
Por outro lado, pacientes com esses hábitos que negligenciarem sua higiene oral, podem ter seu clareamento afetado no médio/longo prazo.
Lembre-se: a profilaxia profissional deve ser realizada anteriormente ao tratamento de clareamento para obter melhor resultado.
Consulte seu dentista!
Elisa Buchmann
Saiba Mais.