• 19 de setembro de 2024 22:00

Taquara e Parobé pretendem desassorear Rio Paranhana

ByRafaela Andrighi

fev 23, 2022
Proposta precisará ser aprovada pela Câmara de Vereadores dos dois municípios. Se aprovada, a obra será iniciada em março
Em reunião realizada nesta terça-feira (22), os municípios de Taquara e Parobé demonstraram a intenção de firmar um convênio para a realização do desassoreamento do Rio Paranhana, na divisa entre as duas cidades.
A medida busca desobstruir a passagem da água do rio, para dar maior segurança para os moradores da região, no Bairro Santa Maria, para a ponte que liga as duas cidades, e reduzir o risco de inundações naquela área.
A previsão é de que os detalhes sejam concluídos até esta sexta-feira (25), para que sejam transformados em um Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores.
Para que as obras iniciem, será necessária a aprovação dos Legislativos das duas cidades.
Representando o Município de Taquara, participaram do encontro o secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Matheus Modler, o secretário de Obras e Serviços, Bruno Cardoso, além do procurador jurídico Thiago Feltes Marques.
Por Parobé, estiveram presentes a secretária de Meio Ambiente, Melissa Vilches Pires, o secretário de Obras e Interior, Pedro Rosalino Ferreira, o assessor jurídico, Roger Bento, e o geólogo Daniel Theodoro Goetze.
Trabalho em conjunto
De acordo com o secretário Matheus Modler, se o convênio for aprovado pelas Câmaras de Vereadores de ambas as cidades, as obras de desassoreamento deverão começar no dia 16 de março.
“Como o Rio Paranhana faz divisa entre Taquara e Parobé, é obrigação comum que este trabalho seja realizado pelas duas cidades, que juntas, têm interesse em fazer o desassoreamento. É uma medida inédita tomada por ambas as cidades”, comenta, reforçando que já existe a licença ambiental permitindo a realização da obra.
Como o convênio ainda não foi firmado, não foram definidos os valores para a realização da obra, que será realizada pelas secretarias de Obras dos dois municípios.
“Se conseguirmos este convênio, poderemos realizar uma intervenção importante em conjunto com o Município de Parobé. Com as obras sendo realizadas, a população que mora perto do rio tenha mais segurança e menos riscos de alagamentos em caso de chuva”, frisa a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira.
Estudo sobre as moradias
Matheus complementa que, se liberados os trabalhos de desassoreamento, após a sua conclusão, será feita uma análise referente à segurança das moradias do Bairro Santa Maria, em Taquara, que fica próximo das margens do Paranhana.
“Com a liberação para realizarmos estas obras, será possível termos um avanço importante com a correção do leito do rio, para evitar transtornos aos moradores e proporcionar maior tranquilidade para aquelas casas”, comenta.
Créditos: Ruan Nascimento
Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *