Serviço do Município passa a atuar em quatro dias da semana
Este ano, o ministro do Meio Ambiente, Proteção Civil e Animal de Taquara começou a ampliar os serviços oferecidos pelo Castramóvel, um centro de castração da cidade para castração de cadelas e gatas.
Desde janeiro, o serviço funciona de terça a sexta-feira, verificando cinco animais por dia.
“Foi um aumento significativo dada a grande quantidade de animais abandonados na cidade, em especial, filhotes. Por essa razão que a Prefeitura busca fomentar cada vez mais a política de proteção animal”, explica o secretário da pasta, Matheus Modler.
As castrações realizadas pelo município são gratuitas, somente fêmeas, com base nos seguintes critérios: fêmeas em situação de rua, animais cadastrados em cadastro único, assistência social e animais cuja renda per capita não ultrapasse dois salários mínimos para a família.
O secretário lembrou que atualmente existem mais de 250 animais alinhados para castração.
“A importância desta mobilização é que estamos garantindo o controle populacional e de zoonoses. Castrar é um ato de amor ao animal, e diminui a possibilidade de futuramente termos muitos animais nas ruas”, complementa Matheus.
Serviço pode ser solicitado no site da Prefeitura
O cadastro de castração dos animais residentes deve ser feito diretamente no site do Conselho de Taquara (www.taquara.rs.gov.br) na aba ‘Meio Ambiente’.
Neste menu, o usuário deve clicar na opção Castramóvel e se cadastrar. Além disso, a Secretaria registra com o público em eventos de negócios de animais.
“Estamos mobilizados para ampliar cada vez mais as castrações em nosso Município. Quem é de Taquara e se enquadra nos critérios para ter sua fêmea castrada pode preencher seu cadastro para entrar na fila deste procedimento”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.
Matheus também destacou um pedido para que os auxiliares de animais castrados doem uma sacola de ração que será doada para organizações que apoiam as causas animais de Taquara.
Ajuda da comunidade
Além do trabalho da Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, os voluntários da Causa Animal ajudam a identificar animais abandonados na cidade para castração e levá-los ao veterinário, quando necessário.
É o caso de Cíntia Vargas, que há oito anos se voluntaria para cuidar de cães e gatos abandonados ou recém castrados.
“Faço o que está ao meu alcance. Ajudo a população a fazer o cadastro, e sempre alerto a comunidade que temos um Castramóvel de graça aqui em Taquara, pois é um grande serviço e mobiliza os moradores a levarem seus animais para serem castrados”, frisa.