Cerca de 5.600m³ de sedimentos serão retirados em trecho do Rio Paranhana, paralelo a Avenida Presidente Castelo Branco.
Nesta semana a Secretaria de Obras deu início ao trabalho de remoção de ilhas formadas por seixos e vegetação em trecho do Rio Paranhana, paralelo à Avenida Presidente Castelo Branco, em Igrejinha.
A retirada, também chamada de desassoreamento, é fundamental para o escoamento adequado da água e prevenção de instalação de processos erosivos sobre as margens do rio e foi feita utilizando as máquinas do próprio município.
Desde 2013 vem sendo realizada a retirada de uma ilha de cerca de 5600m³ de volume, retirada essa que faz parte do Programa de Desassoreamento do leito do Rio Paranhana.
O principal objetivo do programa é a prevenção e mitigação de desastres naturais no município, evitando inundações e prejuízos à população.
Toda a ação é feita com o apoio da Defesa Civil e do Departamento do Meio Ambiente, através do licenciamento ambiental.
Trechos do Rio Paranhana localizados no Bairro Figueira e no Bairro Garibaldi devem passar pelo mesmo processo ao longo do ano.
Na tarde desta terça-feira, dia 25, o Vice-Prefeito Joãozinho Lopes, o Secretário de Obras e Trânsito Valdecir Schroer (Nico), a Coordenadora da Defesa Civil de Igrejinha, Alessandra Azambuja, e a Bióloga Joana Conte, estiveram no local onde o desassoreamento está acontecendo para acompanhamento do trabalho.
Saiba Mais.