O município concorreu com outras 18 cidades do Brasil na categoria entre 30 a 100 mil habitantes.
O município de Igrejinha conquistou o primeiro lugar no Ranking Nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes 2021 no Pilar Educação. O resultado foi divulgado na terça-feira, dia 23, em transmissão ao vivo direto de Brasília/DF. A cidade disputava na categoria de 30 até 100 mil habitantes.
O Prêmio Band Cidades Excelentes, advindo da parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila, tem como objetivo reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros com o “Oscar da Gestão Pública”, e é direcionado a todos os municípios do país.
O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país.
A avaliação foi feita a partir de uma ferramenta baseada na Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final, analisando 41 indicadores, que são auditados de forma independente, avaliando cinco pilares: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento e Ordem Pública.
Os três grandes finalistas do Pilar Educação no Brasil, da categoria 30 a 100 mil habitantes, foram os municípios de Cerquilho/SP, Pomerode/SC e Igrejinha/RS.
O resultado final, que deu ao município de Igrejinha o prêmio de melhor Educação do Brasil em sua categoria, se deu através da análise de diversos critérios: Analfabetismo, Expectativa em anos de estudo, Taxa de abandono anos finais Ensino Fundamental, Taxa de abandono anos iniciais Ensino Fundamental, Gasto com Educação por aluno por IDEB, Resultado IDEB anos finais Ensino Fundamental, Resultado IDEB anos iniciais Ensino Fundamental, Distorção Idade-Série Ensino Fundamental, Acesso a Educação infantil – creche.
Na etapa nacional, além dos critérios acima, também foram considerados projetos inscritos pelos Municípios. Igrejinha inscreveu o Projeto ALFAbetização, o Projeto do Polo de Atendimento Educacional Remoto e o Projeto Compra Aqui Igrejinha.
A festa da premiação em Brasília contou com a presença de autoridades dos três poderes federais, como o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, além de vários ministros, prefeitos e secretários municipais.
João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes, relembrou que a ideia de premiar as melhores administrações públicas vem de longe. “Esse foi um sonho que começou há 13 anos atrás, quando eu convidei os prefeitos das capitais para um almoço na minha casa, junto com o professor Raymundo Godoy.
Era um desafio muito maior do que eu tinha imaginado a execução disso. Hoje, essa execução é feita com máquinas, com softwares, não tem mão humana, não tem jeito de ‘dar um jeitinho’. Quem está aqui é porque atingiu os três melhores lugares nas categorias”, afirmou.
Em seu discurso, o Prefeito Leandro Hörlle destacou o esforço constante que vem sendo feito pela Secretaria de Educação do município, principalmente no período pós pandemia, e ressaltou que “o prêmio dá ao nome de Igrejinha importante reconhecimento por todo o investimento feito na infraestrutura das escolas e, principalmente, pelo trabalho desenvolvido por todos os profissionais da rede de ensino”.
A Secretária de Educação, Cristiane Martin, está imensamente orgulhosa pelo incansável trabalho de todos os profissionais da Rede Municipal de Educação de Igrejinha, reconhecido pelo 1º lugar Nacional no Prêmio Band Cidades Excelentes no Pilar Educação.
Saiba Mais.