• 19 de setembro de 2024 23:47

Concerto da Democracia fará resgate histórico da luta contra ditadura

ByRafaela Andrighi

nov 19, 2021
Evento homenageará a 42ª Legislatura e o ex-senador Pedro Simon, como parlamentar símbolo do movimento democrático no Estado.

Com valor histórico inestimável e resgate de episódios da luta pela democracia, o Concerto da Democracia vai além de um espetáculo musical.

O evento, provocado por requerimento do deputado estadual Tiago Simon e promovido pela presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, homenageará os deputados estaduais da 42ª Legislatura (de 1967 a 1971) que tiveram coragem de lutar contra a ditadura no Brasil.

Em plena vigência do Ato Institucional número 5 (AI-5), a Assembleia Legislativa do Estado foi palco de um grande encontro de oposições ao Regime Militar.

Foi uma das únicas no país a não fechar. Este fato não tinha relação com o parentesco do presidente do Parlamento na época, Valdir Lopes, com o então Presidente da República Arthur da Costa e Silva.
 “Quando eu era deputado estadual, enviamos um dossiê ao Presidente provando que a Casa era um local sério e austero de trabalho, sem episódios de desmando ou desvio de recursos”, conta Pedro Simon aos 91 anos.

Em 1971, o prédio reuniu figuras de expressão nacional do MDB e da luta pelo restabelecimento da democracia no Brasil como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Teotônio Vilella, Mário Covas, Franco Montoro e Pedro Simon, um dos homenageados especiais do evento.

A Declaração de Porto Alegre rechaçando o combate à ditadura com luta armada e formação de milícias populares é fruto desses encontros.

O objetivo principal sempre foi prevalecer o movimento democrático com mobilização das massas pelo caminho da legalidade e sem violência.

“Diretas já, fim da tortura, liberdade de imprensa, convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte e anistia geral eram as principais exigências na época. E a história, registrada em riquíssimas bibliografias, prova que as grandes manifestações populares nas ruas em oposição ao Regime Militar conquistaram a plena democracia em que vivemos hoje”, disse Tiago Simon.

O evento
O Concerto da Democracia contará com apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Será na próxima segunda-feira (22), das 18h30 às 20h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Também será realizado um ato de homenagem a Pedro Simon, testemunha viva da época.
A Assembleia Legislativa transmitirá o evento no canal do Youtube através do link https://www.youtube.com/watch?v=jqmPJjGg4J4
Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *