Iniciativa integra a Semana de Reflexão da Consciência Negra no Município
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), através da Diretoria de Cultura, o projeto “Memórias da africanidade: a contribuição da comunidade afrodescendente na história de Taquara-RS a partir dos olhares dos educandos taquarenses e do Museu Municipal Adelmo Trott” objetiva valorizar a história e o legado cultural da comunidade afrodescendente no município de Taquara.
O projeto é direcionado a escolas da Educação Infantil ao Ensino Médio, municipais, estaduais e particulares que como resultado de uma imensa pesquisa deverão criar um “documento artístico – objeto” que pode ser uma escultura, um artesanato, uma pintura ou um desenho para a exposição museológica alusiva à Semana de Reflexão da Consciência Negra que ocorre de 15 a 26 de novembro.
O local ainda não está definido dependendo de quantas obras farão parte do momento, podendo a exposição ocorrer, no saguão da Prefeitura ou na Faccat.
A abertura oficial da Semana será no dia 16 de novembro, às 19h, pelo Google Mett com os professores da rede de ensino. O museu também elaborará um documentário para ser exibido nas redes sociais da Prefeitura de Taquara (Facebook e Youtube) nos dias 20 e 21 de novembro, às 19h.
Segundo o historiador Maicon Diego Rodrigues, o projeto visa a preservação da memória e da história das comunidades afrodescendentes.
“Estudar a História nos oportuniza relembrar e refletir os acontecimentos que marcaram a vida dos antepassados, pois uma sociedade que não preserva a sua História, perde-se nos meandros de seu próprio passado, não alcançando novos meios de mudar seu presente e projetar seu futuro”, e reforça.
“Há a urgente necessidade de abordar nas escolas projetos e políticas públicas para a valorização da história e cultura das comunidades afrodescendentes para além do Dia ou da Semana da Consciência Negra.
Metodologia
A instituição de ensino que aderir à iniciativa fará, juntamente com o Museu, pesquisas e buscas para responder questões que envolvem a migração da comunidade afrodescendente para a região, as suas contribuições ao longo da história, bem como o sentimento do grupo quanto à valorização de sua história e sua cultura na cidade.
A partir dos resultados será elaborado o documento artístico – objeto, selecionado por cada escola e enviados ao museu para comporem a exposição. Os trabalhos selecionados nas escolas receberão um certificado emitido pela Smece, Departamento de Cultura e Museu Municipal Adelmo Trott.
O projeto terá como foco trabalhar com todas as possibilidades de documentação e memórias, visando à preservação e a valorização do legado construído pela comunidade afrodescendente através da fotografia, da pintura, da escultura e do artesanato identificado com as africanidades do grupo em estudo.