A 44ª Expointer promovida de 4 a 12 de setembro, em Esteio, contou com um espaço para a exposição do artesanato quilombola de Taquara no Pavilhão da Agricultura Familiar.
A Comunidade Quilombola Vó Anita, do Paredão Baixo, interior do Município, se fez presente com produtos fabricados pelos artesãos Fátima Aparecida Cruz dos Santos e Sandro Cruz dos Santos.
“Já fiz crochê, meias de seda, trabalhos com reciclagem, mas comecei a fazer os laços de cabelo após o nascimento da minha filha mais velha. Aí não parei mais. Quando minha segunda filha nasceu, as pessoas começaram a pedir e querer comprar as peças. Foi então que vi no artesanato uma ótima alternativa de renda extra para mim e minha família” conta Fátima.
O artesão Sandro produz peças artesanais em madeira e iniciou este trabalho quando precisou ficar afastado do emprego por motivos de saúde. “Foi o modo que encontrei de ter uma renda, manter o compromisso com minhas dívidas e as contas em dia. Assim peguei gosto na fabricação de peças em madeira”, analisa ele.
A extensionista da Emater/RS-Ascar em Taquara, Daiane Farias, explica que o fazer artesanal quilombola gaúcho é muito rico e diversificado, com a forte presença de matérias-primas oriundas do meio rural como fibras, palhas, couro, cerâmica, madeira e lã de ovelha. “Estas matérias passam por modificações e acabam incorporando novos materiais e novas técnicas de fabricação”, relata.
No espaço de exposição também foi lançado o catálogo virtual “Presença Quilombola no artesanato Gaúcho”.
A publicação é fruto da parceria entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e a Emater/RS–Ascar e tem o objetivo de dar visibilidade e possibilitar a comercialização de obras de artesãos quilombolas facilitando o contato direto dos artesãos com o público.
Saiba Mais.