• 22 de janeiro de 2025 17:06

Moradores podem aderir ao Sistema de Monitoramento Colaborativo

ByRafaela Andrighi

ago 25, 2021

Iniciativa busca mapear pontos com câmeras de vigilância no Município para combater a criminalidade

Implementado neste mês, o Sistema de Monitoramento Colaborativo é uma iniciativa que busca integrar ações da Administração Municipal de Taquara com o apoio da população no combate à criminalidade.

O objetivo do projeto é mapear os pontos particulares e públicos da cidade em que tenham câmeras de vigilância, para que possam ser utilizados com rapidez em investigações policiais.

O sistema permite que o poder público tenha mais facilidade para obter acesso às câmeras de vigilância de residências ou estabelecimentos que tenham cobertura de vias públicas. Podem integrar ao projeto quaisquer locais do Município com câmeras de monitoramento, como comércio, clubes, terrenos, praças, igrejas, entre outros.

Os parceiros receberão um selo para ser fixado em área visível, para que seja possível inibir a criminalidade. “É uma maneira importante de os moradores tornarem-se protagonistas no combate ao crime, de forma a participar ativamente junto aos órgãos de segurança pública”, comenta o assessor jurídico da Prefeitura de Taquara, Cassiano Ebert.

Idealizadores do projeto

O projeto surgiu a partir da quinta reunião da segurança pública, realizada no dia 28 de julho, na Prefeitura de Taquara, e envolve, além da Administração Municipal, o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), a Câmara de Vereadores, o Ministério Público, o Poder Judiciário, a Polícia Civil, a Brigada Militar, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), o Núcleo de Apoio à Segurança Pública e o Lions Inovação.

A adesão é espontânea, e feito o cadastro, será realizado um mapeamento dos locais que possuem câmeras. Esse banco de dados estará disponível apenas para as forças de segurança, que fará as consultas para ações contra a criminalidade.

Cassiano reforça que a intenção do projeto é a obtenção de informações que serão acessadas pela autoridade policial somente para investigações criminais.

“Não se trata de ter acesso em tempo real às câmeras, e sim, de informarmos aos setores da segurança pública que, em determinada rua, determinada casa tem uma câmera de monitoramento que pode ter gravado algum crime”, complementa.

Inscrições continuam abertas

Interessados em participar devem preencher um formulário online através do link bit.ly/seloseguranca. Nele, os moradores devem inserir informações como o endereço, telefones para contato e o local de captação de imagens das câmeras instaladas.

Não há prazo final para as inscrições.

“O Monitoramento Colaborativo do Município de Taquara já é uma realidade, sendo extremamente importante que as pessoas se cadastrem para que ele ganhe força. Todas as informações são absolutamente resguardadas por sigilo. Imaginamos que será possível dar maior robustez às provas a serem produzidas nas investigações, o que, por consequência, aumentaria o número de condenações judiciais, minimizando o problema da impunidade”, frisa o assessor jurídico.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *