Na última semana, o prefeito de Parobé Diego Picucha e a secretária de Educação Joana D’arc Wittmann estiveram reunidos junto aos demais secretários municipais, equipe técnica, representantes do Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Educação para explanar e compor um grupo de trabalho para atuar no Programa Busca Ativa.
O Programa, que tem como slogan “Fora da Escola NÃO pode!”; é desenvolvido pela UNICEF, em parceria com a UNDIME, CONGEMAS, CONASEMS e Instituto TIM, no ano de 2021 traçou uma estratégia específica para o momento de pandemia estando em diferentes momentos de implementação em mais de 23 estados no Brasil.
Segundo Picucha, toda a população pode colaborar no processo de busca por alunos que estejam fora das instituições de ensino.
“Se a população encontrar alguma criança fora da escola, pedimos que informem à Secretaria de Educação, Conselho Tutelar, Ministério Público ou às escolas mais próximas. A população pode informar a Prefeitura através do telefone da Secretaria de Educação 3543 8650. Pedimos que toda a sociedade civil se empenhe, para que a gente acabe com essa exclusão e essas crianças possam ter os seus direitos básicos preservados”, declara o prefeito.
A iniciativa propõe uma abordagem social através de ações intersetoriais que ocorre por meio de uma plataforma tecnológica que, além de auxiliar no planejamento das ações, possibilita a pesquisa, análise e o levantamento de dados para uma base diagnóstica, a fim de estruturar ações preventivas.
O grupo intersetorial de trabalho iniciará seu trabalho com reunião no dia 27/05, às 8h, no auditório da SECTEL.
Busca Ativa Saiba Mais.