No Dia Mundial da Luta Antimanicomial, 18 de maio, a Secretaria da Saúde (SES) lança o projeto Jardins Terapêuticos, espaços de cultivo de plantas nativas do Rio Grande do Sul, que serão criados nos locais abertos do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP).
O projeto é resultado de uma parceria entre a SES e o Jardim Botânico de Porto Alegre, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e da infraestrutura (Semai).
O lançamento ocorre as 10h30 do dia 18/5, no campo de futebol situado no pátio da instituição. Nos Jardins Terapêuticos serão plantadas mudas nativas do Rio Grande do Sul.
Baseados na Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, instituída em 2006, os Jardins Terapêuticos têm foco na reabilitação psicossocial.
“A nossa proposta é utilizar de modo terapêutico as áreas verdes abertas do São Pedro, e também espaços externos para cultivo de plantas”, afirma a diretora do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais, Suelen Arduin.
“Buscamos a promoção da inclusão social dos usuários de saúde mental, pois existe a possibilidade de trocas e de aprendizado com a circulação de pessoas que fazem parte da comunidade hospitalar”, afirma a diretora.
A terapeuta ocupacional Simone Meyer Rosa diz que o projeto é realizado por meio das oficinas de criatividade, do HPSP, e de viveiro de mudas, do Jardim Botânico.
Segundo ela, “neste momento, estamos em um processo dinâmico, instituindo boas práticas em saúde mental, com a promoção do desenvolvimento humano e otimização de recursos públicos”.
Participam do projeto usuários de saúde mental, equipes técnicas, profissionais de jardinagem, apoio e manutenção.
O Hospital Sanatório Partenon, referência em tratamento da tuberculose, também recebeu mudas para implementação de Jardins Terapêuticos.