• 23 de novembro de 2024 18:20

Espaços abertos do Hospital São Pedro terão Jardins Terapêuticos

ByRafaela Andrighi

maio 18, 2021
EstadoMudas de plantas nativas do Rio Grande do Sul foram doadas pelo Jardim Botânico
Estado
Mudas de plantas nativas do Rio Grande do Sul foram doadas pelo Jardim Botânico

No Dia Mundial da Luta Antimanicomial, 18 de maio, a Secretaria da Saúde (SES) lança o projeto Jardins Terapêuticos, espaços de cultivo de plantas nativas do Rio Grande do Sul, que serão criados nos locais abertos do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP).

O projeto é resultado de uma parceria entre a SES e o Jardim Botânico de Porto Alegre, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e da infraestrutura (Semai).

O lançamento ocorre as 10h30 do dia 18/5, no campo de futebol situado no pátio da instituição. Nos Jardins Terapêuticos serão plantadas mudas nativas do Rio Grande do Sul.

Baseados na Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, instituída em 2006, os Jardins Terapêuticos têm foco na reabilitação psicossocial.

“A nossa proposta é utilizar de modo terapêutico as áreas verdes abertas do São Pedro, e também espaços externos para cultivo de plantas”, afirma a diretora do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais, Suelen Arduin.

“Buscamos a promoção da inclusão social dos usuários de saúde mental, pois existe a possibilidade de trocas e de aprendizado com a circulação de pessoas que fazem parte da comunidade hospitalar”, afirma a diretora.

A terapeuta ocupacional Simone Meyer Rosa diz que o projeto é realizado por meio das oficinas de criatividade, do HPSP, e de viveiro de mudas, do Jardim Botânico.

Segundo ela, “neste momento, estamos em um processo dinâmico, instituindo boas práticas em saúde mental, com a promoção do desenvolvimento humano e otimização de recursos públicos”.

Participam do projeto usuários de saúde mental, equipes técnicas, profissionais de jardinagem, apoio e manutenção.

O Hospital Sanatório Partenon, referência em tratamento da tuberculose, também recebeu mudas para implementação de Jardins Terapêuticos.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *