• 20 de setembro de 2024 00:40

Vereadores repudiam privatização da Corsan

ByRafaela Andrighi

abr 1, 2021
ParobéVereadores repudiam privatização da Corsan
Parobé
Vereadores repudiam privatização da Corsan

Moção de Repúdio trata sobre anúncio feito pelo governador Eduardo Leite

A Câmara de Vereadores de Parobé aprovou por unanimidade a Moção de Repúdio 002/2021, que trata sobre o anúncio feito pelo governador do Estado, Eduardo Leite, que manifestou a intenção em privatizar a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

O texto foi levado ao Plenário pelo vereador Dari da Silva (PL), e encaminha ao governo gaúcho um documento que repudia a decisão.

“Nós estamos falando de uma empresa que é lucrativa, com números que chegam em mais de R$ 1 bilhão nos últimos anos. Todos os Países do mundo que tem um pensamento estratégico jamais privatizam a água”, afirmou.

Além disso, o vereador explicou também que a decisão de privatizar a Corsan pode não ser discutida com a sociedade.

“Caso aconteça a privatização, quem perde são as pequenas cidades. Só em Parobé existe um projeto aprovado pelo Ministério das Cidades onde a companhia investirá R$ 50 milhões aqui no município. Estes investimentos podem nunca chegar. É preciso ouvir a população e não privatizar de forma arbitrária”, destacou.

Conforme o anúncio feito pelo governador, apesar de atender mais de 300 municípios do Estado, a instituição não teria capacidade de investimentos para se adequar ao novo Marco Regulatório do Saneamento.

Aprovado em 2020 pelo Congresso Nacional, o projeto prevê a universalização do serviço de esgotamento sanitário até 2033.

Privatização da Corsan Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *