• 22 de novembro de 2024 08:54

Cemitério de Taquara é ampliado devido o aumento da demanda

ByRafaela Andrighi

mar 31, 2021
TaquaraCemitério católico é ampliado devido o aumento da demanda
Taquara
Cemitério católico é ampliado devido o aumento da demanda

Cemitério de Taquara é ampliado devido o aumento da demanda

As obras de ampliação do Cemitério Municipal de Taquara começaram no sábado, dia 27.

O local da obra é no bairro Cruzeiro do Sul. A terraplenagem é de responsabilidade da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos, Mobilidade e Trânsito. Segundo Bruno Cardoso, gestor da pasta, após a limpeza de toda a área, a equipe vai preparar o terreno para a construção das gavetas. Esta etapa vai durar em torno de uma semana.

Luciano Campana, secretário de Planejamento, Meio Ambiente e Captação de Recursos lembrou que a última ampliação do cemitério foi feita há mais de dez anos e, desde então, o governo não tomou nenhuma providência para aumentar a capacidade, seja por meio da realização de compras de terrenos ou sobre a remoção de ossos de sepulturas abandonadas.

“A ampliação do cemitério e a intervenção através de um edital de remoção de ossadas são necessidades urgentes constatadas pela atual administração”, destaca.

Para implementar essas ações, a Secretaria iniciou negociações com os herdeiros de Ary Waldemar Schmidt para a aquisição do entorno do cemitério por meio de permuta com o município de Taquara, mas o valor monetário não foi isento.

“Ressalta-se que ambos os imóveis possuem valores equivalentes e o negócio gira em torno de R$ 240.000,00”, informa Campana.

Antes mesmo da conclusão da aquisição da propriedade, o planejamento e a equipe técnica formalmente confirmaram o projeto de construir gavetas em toda a faixa de aquisição, e formularam um anúncio sobre a remoção dos ossos e sepulturas restantes formalmente, o que deixará uma profunda impressão nas pessoas adicionado ao cemitério municipal.

“A superlotação do nosso cemitério era uma demanda urgente e que nos preocupava. Conseguimos, em um curto espaço de tempo, encontrar uma solução”, comenta Sirlei Silveira, prefeita do município de Taquara.

“Desta forma, busca-se no início da gestão o enfrentamento de um passivo histórico esquecido, mas que dará tranquilidade aos munícipes e à administração pelos próximos anos. Em relação à formalização e quantitativos para a edificação dos gaveteiros as estimativas ainda não estão finalizadas. Por fim, a intenção da administração é da forma mais célere e, dentro da legalidade, operacionalizar a obra”, destaca o secretário Luciano.

O Presidente da Câmara Municipal, Adalberto Soares, e o vereador João Elias, conferiram os trabalhos e parabenizaram a administração.

“Acompanhamos os trabalhos de duas máquinas de grande porte que trabalharam a todo vapor na limpeza da vegetação junto à lateral do cemitério, espaço que servirá para a implantação de melhorias. Quero parabenizar a administração municipal pela agilidade em resolver este problema que há tempos é necessário, pois o cemitério está com a sua capacidade no limite”, comenta Adalberto.

Cemitério de Taquara Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *