Inclui transferências mensais da Câmara Municipal para a Prefeitura para investir em medicamentos e nos agentes de saúde
As ações da Prefeitura de Taquara sobre o impacto da pandemia sobre os moradores locais serão fortalecidas nos próximos dias.
Na tarde desta terça-feira (9), a prefeita Sirlei Silveira e a secretária da Saúde Ana Maria Rodrigues apontou investimentos para melhorar ao máximo a equipe de profissionais e medicamentos contra a Covid-19.
O plano é apoiado pela Câmara Municipal, parceira que repassa mensalmente recursos para a realização de melhorias.
Atualmente, 13 medicamentos foram dispostos para pacientes com sintomas do novo coronavírus.
Segue a Lista:
- Acetilcisteína
- azitromicina
- prednisona
- loratadina
- ivermectina
- salbutamol spray
- tamiflu
- metoclopramida
- paracetamol
- dipirona
- ibuprofeno
- sais de hidratação
- amoxicilina
Segundo Ana Maria, secretária de saúde, o Covid Center não só faz o tratamento, mas também o diagnóstico precoce baseado no estágio da doença de acordo com as normas técnicas de exames e medicamentos.
A secretária lembrou que, além desses medicamentos, foram enviados pedidos de ceftriaxona, levofloxacina e dexametasona.
Ela acrescentou: “Também exigimos que o governo federal forneça 20.000 comprimidos de cloroquina, armazene-os no Covid Center e os prescreva com o consentimento e consentimento mútuo dos pacientes”.
A consulta pessoal profissional com os pacientes verificará: comorbidades, estágio da doença, dias de sintomas, estágio da doença.
Uma das novidades que contribui para o diagnóstico rápido é o teste rápido antígeno.
O kit começou esta semana e fica pronto 15 a 20 minutos após a coleta, evitando assim a necessidade de esperar de 5 a 10 dias para que o laboratório central de saúde faça as inspeções do processo pelo (LACEN / RS).
“O teste de antígeno é um exame imunológico rápido, que avalia a proteína viral do SARS-CoV-2 no organismo. O resultado poderá diagnosticar infecção viral atual, e isso também foi uma estratégia adotada pela SMS para agilizar os resultados, bem como tratamento e medicação”, destaca Ana.
A Câmara Municipal sempre foi parceira do município para auxiliar no atendimento aos pacientes com suspeitas de doenças.
Na semana passada, a legislatura aprovou R$ 100 mil para a compra de remédios para o Covid Center.
O objetivo é que a transferência de valor para essa finalidade ocorra uma vez por mês.
Durante a reunião do Gabinete de Crise na manhã desta terça (09) o presidente da Câmara, Adalberto Soares comentou: “Nós, vereadores, somos parceiros da comunidade em todos os momentos, principalmente agora, com a saúde em situação tão delicada”.
Anda hoje, quarta-feira (10), a Câmara Municipal vai considerar um projeto de contratação de profissionais para o Covid Center.
“Temos recebido muitos pedidos em relação ao tratamento de pessoas diagnosticadas com Covid ou com sintomas da doença. Entendemos que o momento é grave e que a população merece ter acesso a todas as alternativas que minimizem a gravidade da infecção, impedindo uma futura internação médica. Por isso, estamos constantemente buscando otimizar e potencializar nosso investimentos no combate à pandemia”, comentou a prefeita Sirlei Silveira.
O tratamento de Covid Saiba Mais.