• 23 de novembro de 2024 00:55

Registros de mortes aumentam no município e assustam moradores

ByRafaela Andrighi

mar 9, 2021
TaquaraRegistros de mortes aumentam no município e assustam moradores
Taquara
Registros de mortes aumentam no município e assustam moradores

A Secretaria Municipal de Saúde de Taquara (SMS) notificou mais uma declaração de óbito nesta quinta-feira (4), que causou a agitação na cidade.

Nunca houve tantas mortes relatadas no boletim da Covid-19 em apenas um dia, sendo um total de 7 mortes. Nesta sexta-feira (5), foram registrados seis óbitos, e Taquara atingiu o recorde de 88 óbitos por coronavírus.

Apenas esta semana, de 1º a 5 de março, a SMS divulgou 19 registros de óbitos de Covid-19.

Segundo Ana Maria Rodrigues, diretora da Secretaria Municipal de Saúde, apesar da tristeza e desolação, ela ainda faz parte da administração municipal, cujo objetivo é informar a comunidade sobre a atual situação da cidade.

“É muito importante esclarecermos que a declaração de óbito precisa ser registrada no Sivep Gripe (sistema de acompanhamento do estado) o que, às vezes, não entra no mesmo dia, podendo ter ocorrido o falecimento um ou dois dias atrás até que seja-nos comunicado”, comenta.

O Secretariado destacou que na quarta-feira, o número de atendimentos para o Centro Municipal de Covid foi o maior até agora, contabilizando 262 pessoas, mas a queda acentuada na quinta-feira foi motivo de alívio sendo o número de atendimentos o total de 180.

“Ontem tivemos uma procura relativamente baixa, em comparação aos dias anteriores, tanto no Centro Covid como no Hospital, o que não vinha acontecendo desde a sexta-feira passada. Na manhã de hoje teremos alta de dois pacientes de leitos clínicos o que nos deixa muito feliz”, destaca.

“São notícias positivas que nos enchem de esperança e alegria, mas que não nos fazem relaxar. A população precisa continuar seguindo os cuidados, porque ainda vamos entrar numa semana de bandeira preta, de restrições, e, mesmo com uma pequena melhora no quadro, o vírus ainda continua agressivo, circulante, requerendo que cada um de nós faça a sua parte para que possamos vencer efetivamente esta guerra contra a Covid. Que sigamos na esperança de dias melhores” alerta a secretária de saúde.

Ela termina dizendo: “Mantenha o isolamento, saia de casa somente quando necessário, procure as unidades de saúde somente se necessário, use a máscara que protege ao total 84%, sendo uma barreira importante de proteção, lave as mãos constantemente, use álcool gel. Mantenham estes cuidados, independente da vacinação, pois a vacina não garante 100% de segurança. Todos devem obedecer as restrições e manter o distanciamento e o isolamento social. Nos ajudem a garantir a nossa vida e a vida de vocês”.

Registros de mortes Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *