Ex-vereador de Caxias do Sul apresentou o projeto sem barreiras para as pessoas com deficiência em visita à Câmara de Parobé.
Desde a última lei, Parobé tem enfatizado a conveniência dos deficientes no prédio da administração e o monitoramento da conferência em seu trabalho.
Na semana passada, o legislativo recebeu a visita de Tibiraçá Maineri, ex-vereador de Caxias do Sul, que serviu de referência em políticas públicas para a inclusão de pessoas com deficiência.
Os parlamentares ouviram um discurso por mais de uma hora, explicando os importantes projetos que Maineri havia empreendido durante sua gestão como parlamentar, e tentaram tornar o poder legislativo ilimitado e de fácil acesso a todos da comunidade.
“Precisamos incentivar e criar espaços de inclusão. Os surdos precisam participar das discussões que acontecem aqui, assim como qualquer outra pessoa com deficiência”, comentou.
Toda a reunião foi traduzida pela intérprete Miriam Freitas da Silva, uma das profissionais contratadas pela Câmara Municipal para trabalhar como tradutora.
Em dezembro de 2020, a reunião regular começou a interpretação simultânea em libras esterlinas.
Vídeos institucionais, audiências públicas e outras atividades legislativas também contam com o trabalho de dois intérpretes contratados durante o processo licitatório.
De acordo com o presidente do conselho de administração Marcos Friedrich (PDT), a prefeitura preparou vários projetos de integração utilizando o serviço de tradução de conferências gerais.
“Nós queremos oferecer gratuitamente oficinas de libras para a comunidade. Entendemos que é de grande importância ampliar o diálogo com todas as pessoas que têm algum tipo de deficiência”, destacou.
Antes de encerrar o discurso, os parlamentares e servidores públicos que acompanharam o palestrante foram batizados com símbolos especiais e identificados pessoalmente em libras esterlinas.
“As ferramentas de inclusão devem estar cada vez mais presentes no ambiente legislativo. Nós surdos não podemos estar à parte das decisões que também impactam a nossa vida enquanto comunidade”, comentou Maineri.
Inclusão na Câmara de Vereadores Saiba Mais.