Programa de entrevistas da Rede Cidade Digital, que vai ao ar na manhã desta quinta-feira (25), mostra como a Prefeitura gaúcha enfrenta a pandemia com tecnologia
A informatização da Saúde Pública nos municípios é uma das principais demandas nas Prefeituras na atualidade e ter os dados em tempo real tem sido um dos diferenciais para o enfrentamento da pandemia mais adequado.
No RCD Cidades desta quinta-feira (25), o programa de entrevistas da Rede Cidade Digital, conduzido pelo diretor da RCD, José Marinho, a diretora de Governo Eletrônico da Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo (RS), Tatiane Soares de Souza, conta detalhes de como a Prefeitura gaúcha se tornou referência no setor.
Segundo ela, investir em uma infraestrutura tecnológica permitiu ter uma rede 100% integrada e o controle dos serviços em toda a atenção básica, desde unidades municipais de pronto atendimento, hospital público municipal, farmácia comunitária e centro de especialidades.
“Numa pandemia ter os dados em tempo real é muito mais adequado. Temos condições de oferecer para o nosso gestor todos esses gráficos, essa evolução, porque temos toda essa estrutura”, comenta a diretora.
Para a diretora de Governo Eletrônico de Novo Hamburgo, a pandemia do novo coronavírus mostra que a tecnologia não deve ser encarada como um custo nas Prefeituras.
“A pandemia não nos pegou tão desprevenidos pela infraestrutura tecnológica. Aqueles gestores que estavam preparados, com acesso a dados, estiveram à frente de outros gestores que não estavam preparados com soluções tecnológicas e por isso acabaram à deriva diante desse cenário tão dramático que é a pandemia”.
Além do reconhecimento durante o Congresso Gaúcho de Cidades Digitais, promovido pela RCD, Novo Hamburgo foi o grande vencedor do Prêmio Gestor Público de 2018, do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do RS (Sindifisco-RS).
“Somos pioneiros em várias rotinas na Saúde. Recebemos muitos municípios, não só do entorno, inclusive de outros Estados como o Acre, para conhecer o nosso trabalho. Isso reafirma mais ainda que estamos no caminho certo”, destaca Tatiane.
Os detalhes sobre como as Prefeituras podem aprimorar a Saúde Municipal com tecnologia, a diretora de governo eletrônico conta nesta quinta-feira (25), às 10 horas. Para participar ao vivo, é preciso inscrever-se gratuitamente pela plataforma.
O diretor da RCD, José Marinho, explica que o RCD Cidades visa trazer subsídios aos novos gestores públicos que possam auxiliar o planejamento e investimentos em tecnologia para tornar as cidades mais conectadas, eficientes e inteligentes.
“O foco de se investir em tecnologia deve ser sempre na melhoria da condição de vida do cidadão, que torne cada localidade no melhor lugar do mundo para se viver”, observa.
Serviço:
RCD Cidades – Como a tecnologia deve ser usada nas Prefeituras para aprimorar o sistema de Saúde
25/02, às 10 horas
Inscrições gratuitas no link.
Inovações na Saúde Municipal Saiba Mais.