O Hospital Bom Jesus terá mais três respiradores esta semana, além de profissionais noturnos
No dia seguinte ao anúncio do plano de pronto atendimento da rede de saúde, a Prefeitura de Taquara reorganizou o processo de trabalho e fez novas incorporações. A partir de quarta-feira (24), um segundo médico será encaminhado ao Hospital Bom Jesus (HBJ) para realizar o atendimento emergencial das 19h às 7h, incluindo os casos Covid-19 durante turno.
Na segunda-feira, uma médica, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem integraram a equipe que já trabalhava no Covid Center, outros dois médicos também trabalharam no local, mas desde o início do atendimento, no último final de semana, a procura pelo serviço triplicou.
“O momento é crítico e estamos muito preocupados, pois estamos vivendo a consequência das aglomerações dos últimos dias, especialmente durante o carnaval”, destacou a prefeita de Taquara.
A prefeita Sirlei lembrou que a unidade médica móvel para o interior foi suspensa pelos próximos 30 dias para que a equipe de atendimento pudesse fortalecer o atendimento nos prontos-socorros 24h Covid e Posto.
“Neste momento, precisamos priorizar o combate à Covid pelo volume de atendimentos, aumento da contaminação e de casos ativos no Município”, comentou.
Na tarde de terça-feira, em diálogo com as orientações da Associação Hospitalar Vila Nova, a Secretaria de Saúde recebeu a confirmação de que mais três ventiladores foram utilizados para emergências de HBJ devido ao grande número de pacientes graves e leitos de UTI insuficientes.
Atualmente, a casa de repouso conta com apenas um ventilador, que quando é necessário intubar os pacientes com Covid e aguardar a disponibilização dos leitos da UTI, estes ficam desassistidos para primeiros socorros em pacientes críticos.
Plano emergencial na saúde Saiba Mais.