O aparelho tem capacidade para 3.000 litros e está localizado na UPA Boqueirão
Durante o feriado de carnaval, principalmente durante a última quarta-feira (17), após o aumento da quantidade de atendimentos a pacientes graves, a Secretaria da Prefeitura de Canoas e da UPA de Boqueirão próximo a Guajuviras traçou uma estratégia de prevenção e por fim a colocou na Instalação de Sexta-feira (19) um tanque oxigênio cilíndrico anexado ao posto.
Essa medida foi tomada quando a exaustão do produto ameaçou as instituições de saúde do RS. O tanque de armazenamento tem capacidade para 3.000 litros de oxigênio e pode melhorar o funcionamento do aparelho. Antes disso, a operação dependia do fornecimento de botijões de gás que precisavam ser trocados durante o dia.
“Na sexta-feira, verificamos que todas as UPAs da cidade estavam abastecidas com cilindros de oxigênio e que as reposições estavam programadas normalmente junto às empresas fornecedoras. Verificando que o consumo de oxigênio estava acima do programado para a unidade Boqueirão, porém, foi instalado o tanque, que ficará provisoriamente no local, enquanto a demanda estiver alta” destacou o secretário de Saúde de Canoas, Luiz Octavio Martins.
A secretaria municipal de saúde informou ainda que 84 dos 94 leitos de UTI da rede de canoense estão ocupados, mas nenhuma unidade de saúde da cidade carece de oxigênio.
A UPA Rio Branco também deve instalar um cilindro de oxigênio semelhante. A empresa que opera o dispositivo está definindo um orçamento, mas ainda não definiu uma data de instalação.
Canoas compra tanque de oxigênio Saiba Mais.