• 20 de setembro de 2024 00:40

COE Municipal acompanha os Planos de Contingência em Taquara

ByRafaela Andrighi

fev 5, 2021
Escola e pandemiaPrevenção contra o COVID-19 será ensinado a comunidade em reuniões
Escola e pandemia
COE Municipal acompanha os Planos de Contingência para o retorno das aulas em Taquara

A volta às aulas é um assunto que está mexendo a comunidade do município de Taquara.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece)  de Taquara tinha a ideia que as instituições de educação infantil, de educação fundamental e ensino médio, voltassem a atender no dia 22 de fevereiro.

Porém com o aumento da pandemia não somente no Vale do Paranhana, mas como também em todo o Rio Grande do Sul, o  Centro de Operações de Emergência (COE-Municipal), que trabalha na contingência do coronavírus estão realizando os planejamentos escolares para 2021, conforme as diretriz Plano de Contingência.

Plano de Contingência foi feito individualmente por cada escola e agora estão sendo avaliados conforme as instituições.

Na semana do dia 08, todos os planos serão encaminhados ao COE municipal e terão o resultado de aprovação ou mudanças necessárias a fazer.

Com o plano, serão passados os procedimentos de cuidado que cada escola deverá realizar antes e durante o início das aulas.

Cada pessoa da comunidade terá que colaborar com os planos e tomar todos os cuidados possíveis para que tanto a educação infantil quanto a educação de ensino fundamental e médio possam voltar presencialmente.

Como funcionará as aulas

As escolas de ensino fundamental e médio será cem porcento presencial porem modo escalonado, com cinquenta porcento de alunos nas salas de aula, a escala será de uma semana presencial e outra de intervalo, revezando os outros cinquenta porcento dos alunos.

Porém na educação infantil será de apenas cinquenta porcento da capacidade, sendo os outros cinquenta á distância.

“A Educação Infantil não será escalonada, 50% dos alunos matriculados serão atendidos de forma integral com critérios que serão escolhidos mediante pesquisa com as famílias, para sabermos se utilizamos como critério a questão de pai e mãe trabalhando ou de vulnerabilidade familiar. Estes dois critérios vão nos amparar para a seleção deste 50% de crianças. Informamos que este é um critério inicial, pois a medida que as normas do distanciamento controlado forem mudando, também vamos ampliar o atendimento”, comenta a secretária, Carla Silveira.

Escola e pandemia
Prevenção contra o COVID-19 será ensinado a comunidade em reuniões

O COE destaca a colocação de demarcações na entrada e  na saída dos prédios, uso de máscaras (com exceção de alunos da Educação Infantil), lugares de fácil acesso para álcool gel, desinfetante para os calçados, conferir a temperatura de cada aluno, cartazes com informações, distanciamento social mínimo, limpeza contínua, portas e janelas sempre abertas, intervalos com escalas para os alunos com acesso aos pátios, áreas externas e refeitório, evitando sobre qualquer circunstância aglomerações.

Para os alunos que tiverem suspeitas ou algum sintoma de COVID-19 deverá ir para a Sala Reservada de Acolhimento que será obrigada a ter em todas as instituições de ensino municipal.

Educar para prevenir

Reuniões com equipes diretivas, professores, alunos e familiares, serão feitas por todas as instituições com a intenção de educar e prevenir a disseminação do COVID-19.

“Existe a preocupação e o preparo para que este retorno ocorra da melhor forma possível, por isso é muito importante a cooperação dos professores, mas igualmente dos pais e alunos, cada um terá que fazer a sua parte em prol da Educação, observando todos os protocolos existentes”, menciona Carla Silveira.

Representantes do Centro de Operações de Emergência em Saúde Municipal – COE Municipal: Ana Paula da Silva (SMECE), Marco Antônio Langhammer (Transporte Escolar – SMECE), Andressa Kelenn Lima Martins (Secretaria de Saúde), Luciane Konrath Dias Fagundes (Secretaria de Orçamentos e Finanças), Thayomara Magalhães Silva Rodrigues (Secretaria do Planejamento e Urbanismo), Daiane Carina Almeida Volkart (Instituições de Ensino Privadas), Vivian Elisabete da Silveira Angeli (Conselho de Educação), Levi Batista de Lima Junior (Conselho de Saúde), Mário Luís Deffes Andrade Dias (Vigilância Sanitária), Élica Ribeiro de Oliveira Hahn (Hospital Bom Jesus), Laura Ostrowski Fontoura (Lions Club), Elena Weber (Rotary Internacional), Cláudia Herve Muller (Conselho da Criança e do Adolescente).

 

Planos de Contingência em Taquara Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *