Na manhã desta terça-feira (01), durante a abertura da Semana da Pátria aconteceu a homenagem póstuma em Taquara ao professor Edmar de Holanda que faleceu no último dia 24 de agosto e era Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE).
Após as 8 horas as pessoas que circulavam pela região central de Taquara puderam ouvir a sirene do caminhão do Corpo de Bombeiros bem como as luzes do carro da Brigada Militar entrando na rua Júlio de Castilhos.
A partir daí iniciaram as comemorações da Independência do Brasil com a chegada da 83ª Centelha do Fogo Simbólico da Pátria, conduzida pelo professor Darlei Eduardo Franzen, integrante da Secretaria de Educação.
A esposa do secretário Edmar, Clea Koch, recebeu a chama do Fogo Simbólico e acendia a pira instalada na Praça Marechal Deodoro, enquanto ocorria a caminhada silenciosa de servidores da Educação com faixas em homagem ao professor Edmar.
Durante o hasteamento das bandeiras o Secretário de Administração João Luiz Ferreira e o Tenente Waldemar David Pereira Dias que é comandante do Corpo de Bombeiros de Taquara e representantes das escolas da rede municipal de ensino reuniram veículos para uma carreata pela Júlio de Castilhos, seguida de ônibus escolares.
Segundo o atual prefeito do município, o professor Edmar de Holanda era uma pessoa ímpar, a frente do seu tempo, que contribuiu para o desenvolvimento de importantes projetos colocando por diversas vezes o município em destaque Estadual e Nacional.
“Eu me sinto abençoado por ter podido contar com o trabalho do Edmar nesse tempo todo a frente da Administração Municipal. A partida dele é uma perda muito grande, irreparável pra nós, por toda a história dele, por tudo que ele já fez, mas principalmente pelo ser humano que nós sabemos que ele era. E que o exemplo do Edmar fique pra todos nós”, declarou o prefeito de Taquara.
Por conta da atual pandemia do Covid-19, mesmo que não estivessem presentes a fim de evitar agomerações as diretoras dos educandários de Taquara homenagearam o secretário Edmar em forma de mensagens que foram lidas durante a solenidade e entregues aos seus familiares.
Os hasteamentos e arriamentos das bandeiras ocorrerão neste ano às 8h30min e 17h respectivamente com apenas três representantes por escola no evento que foi adaptado desta forma em função do novo coronavírus.
No dia 7 de setembro o grupo da maçonaria realizará a extinção da chama do Fogo Simbólico, encerrando assim as comemorações de Independência do Brasil.