Na última sexta-feira (17) o prefeito de Parobé, Diego Picucha, decretou novas restrições para a área alimentícia como padarias, bares, pubs, restaurantes, lanchonetes e similares. Os estabelecimentos citados estão proibidos de ter expediente presencial a partir das 19 horas, sendo autorizado somente sistemas de tele-entrega e pegue e leve.
De acordo com o decreto, constitui crime infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. As autoridades deverão adotar as providências cabíveis para a punição, cível, administrativa e criminal, bem como para a prisão em flagrante, quando for o caso, de todos aqueles que descumprirem ou colaborarem para o descumprimento das medidas estabelecidas no decreto. Aos estabelecimentos, também poderão ser aplicadas multas, no valor mínimo de uma Unidade de Referência Municipal (URM) podendo chegar até 10.
A vedação estabelecida pelo decreto já fazia parte da bandeira vermelha do sistema de distanciamento controlado, a qual proíbe os estabelecimentos citados de funcionar, nas áreas de alimentação, de forma presencial em nenhum horário. A região está, desde terça-feira, inserida na bandeira vermelha do sistema do governo gaúcho.
Acesse o JNP