Igrejinha Mix é um evento esperado por todos que acontece desde 2014, porém devido a pandemia por corona vírus o evento não acontecerá em 2020, Igrejinha Mix apenas em 2021.
A multifeira do município de Igrejinha se consolidou gerando um vasto ambiente de negócios, assim impulsionando e incentivando o desenvolvimento local. O evento traz a produção de móveis, comércio, pecuária, cultura e indústria. Por outro lado, o ambiente ocasionado pelo COVID-19 não possibilitou a realização do evento em 2020.
Diversos representantes de entidades locais lamentaram a não realização do evento destacando os benefícios econômicos que o mesmo traz. Quem os ouviu foi o vereador Juliano Müller, através de lives feitas em suas redes sociais. Vale ressaltar que o vereador ajudou a concretizar o Igrejinha Mix em 2013.
“Na ocasião, eu era coordenador da Fundação Cultural e tivemos muito trabalho para que ele tomasse a proporção que tem hoje. Articulamos institucionalmente diversos setores, colhemos suas necessidades, investimos em estrutura e, felizmente, a cada ano a aceitação do público e a adesão dos parceiros foi maior, reconhecendo o IgrejinhaMix como espaço de negócios e potencialidades econômicas, exposição, feira, palco cultural e de entretenimento, sempre prezando por um ambiente familiar”, relembrou o vereador Juliano.
Entidades apontam o evento ainda mais necessário em 2021
“Este é um evento de suma importância aos moveleiros, esperado ansiosamente. Vamos nos preparar para que no próximo ano possamos fazê-lo ainda maior e melhor”, destacou Luiz Rosa, presidente da Associação de Moveleiros de Igrejinha.
“O Igrejinha Mix é uma oportunidade de expormos nossos animais e produtos. É onde gira a economia, onde engatilhamos negócios. É uma oportunidade e esse ano sentiremos o impacto do seu cancelamento”, informou Elizandra Haag, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Igrejinha.
“O Igrejinha Mix já faz parte da rota turística de eventos da cidade, inclusive compondo o Plano Municipal de Turismo de Igrejinha, que está sendo trabalhado numa parceria com a Prefeitura”, citou Rubem Schollmeier, analista de projetos do SEBRAE.
Igrejinha Mix em números
O evento conta com aproximadamente 100 expositores anualmente. Além disso, na programação constam atividades culturais, com foco nos talentos locais e noite gospel. Em cada edição, recebe em média um público de 25 mil pessoas, ao longo dos quatro dias de evento.
Dentre as tradições do Igrejinha Mix estão o corte do bolo de aniversário e as atividades com animais. Em 2019, mais de 200 animais de diferentes portes foram expostos. Além disso, em 2018 o evento sediou a 31ª Feira Nacional de Ovinos e, também em 2019, recebeu o passaporte morfológico de cavalos Crioulos, a maior eliminatória gaúcha para a Expointer.
O evento sediaria a FENALEITE em 2020, que é uma classificatória também para a Expointer nos segmentos Gado Holandês e Vaca Leiteira. Esta parceria estabelecida com a Gadolando (Associação dos Criadores de Gado Holandês do RS) segue consolidada para 2021.
Acesse JNP