Agora o Hospital Bom Jesus possui uma ala psiquiátrica. Inaugurada no último dia 04, a ala voltada para pacientes da saúde mental e dependentes químicos, primeiramente terá 15 leitos, divididos em feminino e masculino, além de um espaço ao ar livre para atividades de recreação terapêutica e terapia ocupacional.
“Nosso serviço de psiquiatria analisará fatores psicológicos que afetam as condições médicas, como reações emocionais à doença, relação com a família, quadros depressivos secundários a problemas clínicos, abstinência a substâncias, emergências como risco de suicídio, entre outras”, relatou o presidente da Associação Hospitalar Vila Nova.
De acordo com Vanderlei Petry, Secretário Municipal de Saúde de Taquara, o hospital terá auxílio das equipes da Saúde Mental de Taquara pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS-AD).
“O trabalho desenvolvido pela ala psiquiátrica do Bom Jesus será destinado a pacientes de Taquara e de toda a região, encaminhados para cá por meio da central de regulação de leitos da Secretaria Estadual da Saúde”, explicou Petry.
O vice-prefeito de Taquara, representando o prefeito Tito Livio Jaeger Filho, elogiou o trabalho da Associação Hospitalar Vila Nova, empresa que administra o Hospital Bom Jesus, que contou com a ajuda da Administração Municipal e com o Governo do Rio Grande do Sul, além do auxílio dos clubes de serviço e comunidade em geral.
“Estamos vivendo atualmente uma nova fase de recuperação da imagem do nosso hospital. Estamos cientes de que essa mudança não ocorre de forma instantânea, mas temos a certeza de que esta etapa será superada. E a inauguração desta nova ala, que volta a oferecer um atendimento de qualidade também no setor de psiquiatria, é uma prova disso. De que o Hospital Bom Jesus voltará a ser uma referência para a nossa região”, analisa o vice-prefeito de Taquara.
A coordenadora da 1ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), Ana Maria Rodrigues, representou o Governo do Estado na apresentação da ala psiquiátrica e de acordo com ela a reabertura do Hospital Bom Jesus foi um dos desafios enfrentados pela mesma em 16 de outubro de 2019, e que foi de suma importância o grupo de trabalho formado pela Administração Municipal de Taquara, a Secretaria Estadual da Saúde, Ministério Público e Poder Judiciário.
“Reabrimos o hospital e sabemos que não é fácil, em um mês e meio, nós termos todos os serviços funcionando a pleno. Existe todo um planejamento feito pela Associação Hospitalar Vila Nova e que está se cumprindo. O próximo passo agora será a reabertura do bloco cirúrgico, programada para ocorrer no dia 1º de julho, que vai ser importante para as cirurgias gerais, cirurgias de urgência, traumatologia de urgência e oncologia cirúrgica”, comemora Ana Maria.
Além das autoridades mencionadas anteriormente, também participaram o vereador Guido Mário Prass Filho, presidente da Câmara Municipal de Vereadores; o vereador Levi Batista de Lima Júnior (Levi Metanoya), a presidente do Rotary Club de Taquara, Marli Bueno da Silva; o presidente do Lions Clube de Taquara, Telmo Carlotto; a integrante da Embaixada Feminina de Amor pelo Hospital Bom Jesus de Taquara, Nina Streit; a diretora administrativa do Hospital Bom Jesus, Marizete Dal Molin; o diretor técnico, doutor Jaime Guedes; além de outros representantes da Secretaria Municipal de Saúde, funcionários e amigos do Hospital Bom Jesus.