• 22 de novembro de 2024 06:17

Mesmo com pandemia Defensoria Pública facilita renegociação entre consumidores

ByDouglas

jun 2, 2020

Carazinho (RS)- Não é mais novidade que a pandemia causada pelo coronavírus causou uma grande redução na vida financeira de diversas pessoas. No entanto as contas ainda continuam chegando nas portas dos brasileiros com o mesmo valor antes da pré-pandemia. Para auxiliar os cidadãos que precisam renegociar suas dívidas de maneira rápida, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS)  esta oferecendo o serviço de conciliação. Em Carazinho, por exemplo, uma moradora conseguiu renegociar sua dívida com um banco de São Paulo em videoconferência de conciliação que durou pouco mais de meia hora.

De acordo com a coordenadora da Câmara de Conciliação da DPE/RS, Ana Carolina Sampaio Pinheiro de Castro Zacher, ainda existe na sociedade o pensamento de que é necessário ingressar com ação na Justiça para renegociar dívidas. Porém, o processo pode ser muito mais simples com a conciliação. “Neste caso específico de Carazinho, a moradora vinha pagando em dia o financiamento do seu veículo, mas a pandemia trouxe redução na sua renda e dificuldade para pagar o valor das parcelas. Antes de atrasar sua conta, ela preferiu buscar o auxílio da Defensoria Pública para renegociar o financiamento e conseguiu um bom acordo com o banco, com significativa redução no valor da parcela mensal. Em questão de minutos, por meio de videoconferência, conseguimos reunir todos os interessados e diminuir a distância de mais de mil quilômetros entre os envolvidos, para resolver a questão”, comemora.
Apesar do distanciamento social e da falta de atendimento presencial a pandemia fez com que as empresas se reinventam e criam formas mais ágeis e fáceis para solucionar as demandas da população. Com as empresas online o consumidor poderá renegociar suas dividas  mesmo estando em cidades muito distantes, como no caso de Carazinho. “Quem mora no interior pode buscar a Defensoria de sua cidade e escolher se prefere fazer a conciliação sozinho ou com o auxílio do defensor público local. Nós da Câmara de Conciliação damos todo o apoio e fazemos este meio de campo”, explica Ana Carolina.
As pessoas que possuem dívidas em atraso ou estão com dificuldades de pagar suas contas neste período de pandemia, podem buscar ajuda da Defensoria Pública, enviando e-mail para nomelimpo@defensoria.rs.def.br. Para quem prefere o contato telefônico, em Porto Alegre está disponível o Alô Defensoria (51 – 3225-0777) e, no interior do estado, os telefones listados em www.defensoria.rs.def.br/fones-DPE. Após esse primeiro contato, o defensor público definirá a melhor forma de realizar a sessão de conciliação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *