No dia 12 de maio de 2020 foi nomeado presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Aves e Suínos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ricardo Santin, CEO da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal)., pela portaria nº 164.
Com a crise global pela pandemia, a missão do futuro presidente é a manutenção dos trabalhos de integração para o fortalecimento dos setores produtivos da avicultura e da suinocultura, que pertencia a Rui Vargas, ex presidente.
Além do cargo futuro, Santin possui o posto de vice-presidente do Conselho Mundial da Avicultura, onde atuam FAO, CODEX e OIE, produtores de aves e suínos mundiais.
Com mestrado em Ciências Políticas, Santin também é advogado especialista em Processo Civil. Membro do Conselho Empresarial do BRICS (CEBRICS), da Coalizão Empresarial Brasileira (CEB), do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (CEBEU), da Sessão Brasileira do Conselho Empresarial Brasil-Japão, e dos Conselhos de Integração Internacional e da Agroindústria da CNI.
Também é membro da Câmara Temática de Negociações Agrícolas Internacionais e da Câmara de Aves e Suínos no Ministério da Agricultura, membro também dos Grupos de Trabalho Ambiental, de Direito de Propriedade e do Comitê Jurídico do IPA/FPA e Membro do Conselho Curador da FACTA.
A trajetória de Santin focada ao Agro brasileiro é extensa. Dentre os cargos anteriores, se destacam os postos de Diretor de Mercados, Diretor Executivo da Associação Brasileira de Avicultura (UBABEF e ABEF), assessor do Banco Nacional de Desenvolvimento Regional (BRDE), do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TRCES), da Assembleia Legislativa do RS, do Ministério da Agricultura e da Conab, onde tevfe o cargo de Chefe de Gabinete e Ombudsman. Anteriormente a estes postos de assessoria, atuava como advogado, professor universitário e presidente do Conselho de Administração do CEAGESP.