A partir desta semana, o governo do Estado distribui 135 mil testes rápidos para detecção do coronavírus. Com a remessa do Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul se aproxima dos 250 mil testes rápidos entregues aos municípios. Dessa nova leva, 109,4 mil serão enviados às cidades e 26,2 mil às Coordenadorias Regionais de Saúde.
“Nossos critérios de testagem sempre foram cientificamente estruturados para que tenhamos uma visão correta do comportamento do vírus”, disse o governador Eduardo Leite, durante live nesta terça (12/5).
Essa é a terceira remessa de testes rápidos enviada aos municípios. Na primeira, foram mais de 25 mil, e na segunda, mais de 82 mil. “Esse reforço no número de testes permite que ampliemos os grupos de aplicação”, explicou o coordenador do Centro de Operações de Emergência da Secretaria da Saúde, Marcelo Vallandro.
As novas orientações preveem a ampliação dos grupos que poderão fazer os testes no Estado. Pessoas com mais de 50 anos, profissionais que trabalhem em veículos de transporte de cargas e no transporte coletivo de passageiros, trabalhadores de estabelecimentos de saúde e de vigilância em saúde, pessoas que residam com quem teve confirmação para Covid-19 (contactantes domiciliares) e população privada de liberdade serão alguns dos públicos atendidos. Locais onde forem identificados surtos de contaminação também terão a testagem ampliada.
Ainda nesta terça (12), a Secretaria da Saúde (SES) deve publicar uma nota informativa com o detalhamento dos protocolos de aplicação de testes.
Acesse JNP!