Em época de pandemia ocasionada pelo COVID-19 / novo coronavírus, muitas famílias estão passando por severas dificuldades. A falta de alimentos é uma das que mais preocupa a municipalidade. Pensando em amenizar um pouco a situação, a Prefeitura de Taquara, junto à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, o Conselho Municipal de Educação (CME) e o Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) organizaram, na semana passada (23), a distribuição dos alimentos da merenda escolar aos alunos que estão inseridos no Programa Bolsa Família e alunos que, mesmo não integrando programas sociais, também passam por vulnerabilidades.
Ao todo, 1379 famílias foram beneficiadas com alimentos advindos da merenda escolar e da agricultura familiar. A iniciativa segue a resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE que facultou aos municípios a distribuição dos alimentos aos estudantes, como conta a nutricionista do município, Juliana Silveira Haag.
“Nos empenhamos em distribuir estes kits aos alunos, pois já tínhamos distribuído todo o rancho mensal para as escolas no mês de março, assim estavam com bastante alimentos estocados, e logo teve a paralisação das aulas. No estoque da Alimentação Escolar também havia muitos alimentos. Então utilizamos todos estes alimentos para montar os kits que foram distribuídos aos alunos do Bolsa Família ou outros alunos que passam por dificuldades. Nos kits contém alimentos não perecíveis e perecíveis que são os da Agricultura Familiar”, salienta Juliana.
Para a mãe Fernanda Melo Ribeiro a ação veio para ajudar a família num momento de dificuldade. “Em meio a tudo o que está acontecendo, esta ação vai ajudar muito a minha família. A pandemia, o desemprego que afetou muitas pessoas, eu como exemplo, estou desempregada. Só temos a agradecer por todo apoio”, menciona Fernanda. Para a mãe Maria Claudete Roos foi uma iniciativa inesperada. “Sem palavras pra agradecer, nos surpreendeu. Assim como eu, muitos outros pais estão atravessando uma fase complicada. Só temos a agradecer”, ressalta Claudete.
A intenção da Administração Municipal de Taquara é garantir o direito à alimentação e auxiliar para que menos estudantes entrem em situação de insegurança alimentar e nutricional neste período de quarentena. E, mesmo com as aulas suspensas, os alunos, agora em casa, possam usufruir da alimentação que recebiam diariamente em seus educandários.
As entregas ocorreram em todas as escolas municipais de Educação Fundamental e de Educação Infantil e foram acompanhadas pelo prefeito Tito Livio Jaeger Filho. “As direções das escolas trabalharam na identificação dos alunos que necessitam de apoio e montamos kits com alimentos básicos e uma cesta com frutas e verduras. Esta é mais uma ação da Administração Municipal para levar ajuda às famílias e amenizar um pouco os efeitos que todos nós estamos sofrendo nesta crise do combate ao Coronavírus”, observa Tito.
Além do prefeito e da nutricionista Juliana, as entregas também foram acompanhadas pelos representantes do CAE, presidente Fernando Maciel, vice-presidente Luciana Hermann e a secretária Maria Eliane Bench; pela presidente do CME, Vivian Angeli e pela coordenadora da Merenda Escolar, Néris Cardoso Bissaco.