• 20 de setembro de 2024 07:37

Chefes do Executivo e Legislativo acompanham trabalho dos conselheiros tutelares municipais

ByDouglas

mar 11, 2020

Tendo como proposta acompanhar o trabalho que está sendo desenvolvido com as crianças e adolescentes de Taquara, o prefeito Tito Livio Jaeger Filho, acompanhado pelo vice-prefeito Hélio Cardoso Neto e pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, o vereador Guido Mário Prass Filho, esteve, na manhã de segunda-feira (09), visitando a sede do Conselho Tutelar e conversando com os conselheiros tutelares do município.

     Durante a conversa, que teve a participação das conselheiras tutelares Silvia Prass e Angelita Martins, o conselheiro Gilmar Breier falou sobre as principais responsabilidades do órgão público municipal, que está integrado ao conjunto das instituições nacionais, e tem suas ações vistoriadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

     “Muito além do que atender queixas e reclamações, ou reivindicações e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes, famílias e comunidade em geral, o nosso trabalho é escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar cada caso e, se necessário, aplicar as medidas protetivas relacionadas a cada um”, explicou Gilmar.

     Para o prefeito Tito, é muito importante essa integração entre os poderes Executivo e Legislativo com o Conselho Tutelar Municipal, pois é dessa forma que será desenvolvido um melhor planejamento e formulação de políticas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e às suas famílias.

     “O Conselho Tutelar não é uma entidade de atendimento direto as crianças e adolescentes, como um abrigo ou internato, e nem de assitência às suas famílias, tampouco substitui as funções dos programas de atendimento que são desenvolvidos no município. Mas ele tem um papel fundamental na elaboração de planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente que são propostos pelo Executivo e Legislativo”, analisa o prefeito de Taquara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *