Provas acontecem no sábado e domingo, com acesso livre e gratuito do público. Mais de 500 pessoas devem curtir o evento
Falta pouco para o céu de Igrejinha ser colorido por parapentes mais uma vez. Neste fim de semana, 30 de novembro e 1º de dezembro, acontece a penúltima etapa do Campeonato Gaúcho da modalidade. As provas ocorrem no Morro Alto da Pedra, também conhecido como Morro da Asa, e tem acesso livre ao público.
Mais de 60 atletas de todo o Rio Grande do Sul são aguardados, prestigiando esse que é um dos estaduais mais disputados do Brasil. Eles recebem o briefing do dia por volta de 11h e logo após, aproximadamente às 12h, iniciam as decolagens, que se estendem até cerca de 14h30. Em voo, completam um percurso onde sobrevoam alguns pontos específicos e então pousam. Este roteiro é definido apenas na manhã, algumas horas antes dos atletas deixarem o solo.
Além de acompanhar de perto toda a energia do evento, os visitantes podem matar a saudade do Morro, fechado há alguns meses para receber projeto de revitalização. As obras estão em fase final, devendo estar concluídas até a segunda quinzena de dezembro.
A organização da prova é do Clube Serra Grande de Voo Livre – CSGVL, com supervisão da Federação Gaúcha de Voo Livre. “Estamos empolgados em realizar mais um encontro aqui. Em 2018, tivemos a final do Brasileiro de Parapente, que trouxe 120 competidores de todo o país para Igrejinha”, comenta Carlos Henrique Petry, presidente do Clube. “Reforçamos o convite para que as pessoas venham assistir. É um espetáculo lindo, em meio a natureza. Podem trazer sua cadeira, seu chimarrão, seus amigos e aproveitar o dia inteiro no Morro”, enfatiza.
Fotos: Guilherme Augusto/Divulgação