Na semana passada, a primeira artesã recebeu a carteirinha profissional solicitada em Três Coroas, através do Programa Gaúcho do Artesanato – PGA. A novidade do município tem a missão de incentivar a profissionalização dos trabalhadores artesãos locais, fomentando a atividade com políticas de formação, qualificação e orientação. Além disso, o PGA prioriza a qualidade do produto, abrindo espaço para a comercialização da produção artesanal.
A artista Plástica Regina Maria Weber, disse que sempre trabalhou com artesanato, mas que somente há algum tempo sentiu a necessidade de fazer a carteira de artesã.
“Faço parte do Conselho Municipal da Cultura e represento o segmento da arte e do artesanato. Iniciei participando de reuniões, encontros e palestras relacionadas ao tema, e dentro de uma delas, organizada pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE) e Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), através do PGA, pude conhecer os benefícios que a Carteira do Artesão pode nos proporcionar. O reconhecimento como profissional autônomo, a participação em feiras, eventos e capacitações, isenção do ICMS na emissão de notas fiscais foram fatores importantes para a decisão”, explica.
A Carteira de Artesão é o documento emitido pela FGTAS, através do PGA, que identifica o profissional de artesanato devidamente registrado e reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego para fins de benefícios. Nela estão impressos os dados de identificação do profissional, seu número de registro no PGA e as matérias-primas por ele utilizadas e que provou estar habilitado.
Os interessados podem procurar a agência do SINE em Três Coroas, para fazer o agendamento durante as sextas-feiras, pois os artesãos precisam passar por uma triagem antes de solicitar a carteira.