As turmas de nonos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito João Darcy Rheinheimer, desenvolveram um projeto científico intitulado Adolesci, e Daí? orientado pela professora Vivian Regina Marmitt. Pesquisas aplicadas com os adolescentes da escola (147 alunos inseridos na faixa etária estipulada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente) trouxeram dados estatísticos preocupantes sobre a saúde dos adolescentes, assim como, a importância da família e da escola nesta faixa etária para que haja um desenvolvimento saudável e integral do adolescente.
Com base nisso, alunos da escola levaram ao Prefeito Joel um projeto de lei de iniciativa popular para instituir o o dia 12 de Julho como o dia do Adolesci, um dia com atividades específicas para os adolescentes, como ações de prevenção à saúde, atividades culturais, palestras e atividades esportivas pelas secretarias municipais que atuam nas áreas de educação, saúde, assistência social, esporte, cultura e lazer.
O Projeto foi encaminhado ao legislativo e de acordo com o prefeito Joel, se for aprovado, deverá ser sancionado imediatamente. “Essa iniciativa é muito importante, porque a adolescência é um período em que nossos jovens mais precisam de atenção, seja da família, da escola e também do poder público”, concluiu.
A data escolhida é alusiva ao aniversário de Malala Yousafzai (1997) – é uma militante dos direitos das crianças, uma jovem paquistanesa que foi vítima de um atentado por defender o direito das meninas de ir à escola. Com 17 anos, foi a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz.