Tentando colocar em prática um projeto de 2017, da Rota Panorâmica – que consiste na pavimentação de 23km da estrada intermunicipal que liga Três Coroas a Canela, o prefeito de Três Coroas Orlando Teixeira, acompanhado do secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Desporto do município, Tiago Scariot, e do secretário adjunto de Governança de Canela, Germano Junges, estiveram em Brasília mais uma vez, em busca de apoio para a liberação dos recursos junto a bancada federal.
A Rota Panorâmica já foi objeto de Emenda da Bancada Gaúcha em três ocasiões, em 2012, o Prefeito Constantino Orsolin, de Canela, acertou em colocar esta importante obra na Lei Orçamentária Anual de 2013 (LOA), mas, seu sucessor não deu continuidade no processo. Por esta razão a obra não foi executada, sendo deixada de lado pela gestão municipal daquele ano.
O secretário de Turismo falou da importância da aprovação da Rota Panorâmica, destacando que este será um passo importante para diversificar a economia do município.
“Três Coroas será integrada de maneira ativa ao Turismo, ao todo, vamos otimizar encurtando 8,9 km entre as cidades, abrangendo uma área onde estão localizados todos os parques, potenciais turísticos de aventura na natureza, como o Parque das Laranjeiras, o Raft Adventure e o Brasil Raft Park.
Além disso, estaremos interligados a vinícola Jolimont, ao Alpen Park, Flor do Vale, Granja da Telha e pousadas como a La Finestra.
Hoje, nós buscamos trazer investidores para o município, e com esta nova rota será possível diversificar nossa economia, que está diretamente ligada ao setor calçadista”, explica.
No orçamento federal de 2018 estava incluído um valor para alavancar o início da obra, no entanto, ao longo do ano, o Governo Federal fez alguns remanejamentos na LOA 2018, e acabou redirecionando recursos para outras áreas como Saúde e Educação.
A Emenda de Bancada para a Rota Panorâmica já havia sido aprovada em 2012, 2017 e 2018, para o Orçamento Geral da União do ano seguinte, inclusive com recursos financeiros previstos, e posteriormente contingenciados e/ou suprimidos pelo Governo Federal.
“Estamos unidos e continuaremos lutando pelo investimento na Rota Panorâmica, tudo que está ao nosso alcance será feito, em nome dos quase 30 mil munícipes de Três Coroas e 40 mil canelenses”, finaliza o secretário.
*FOTOS: Divulgação.