Projeto proporciona aos alunos, entre outras coisas, o resgate do projeto cantinho do estudo em casa
No ano letivo de 2019, a EMEF Professora Noemy Fay dos Santos de Parobé está realizando nas aulas da disciplina de Ensino Religioso na turma 170, o projeto intitulado Chá de semancol. Promovido pela professora Sonia Maria de Paula Pires, tem o objetivo de resolver os conflitos advindos da junção de duas turmas da escola dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental.
Segundo a professora, os próprios alunos construíram no computador as regras e os objetivos. “Contei a eles que em anos passados, numa situação parecida, o mesmo projeto havia acontecido e que ajudou muito a turma daquela época. Providenciaram uma cabana em tamanho real, na sala de aula. Encomendaram crachás individuais para uso em aula”, ressalta.
A turma fez a inauguração do projeto para toda a escola, na qual as famílias foram envolvidas no processo, pois foram notificadas do que estavam fazendo. Acontecem também visitações à cabana, a fim de que o aluno possa desabafar suas dores escrevendo bilhetes que serão lidos oportunamente, em círculo de conversação. Nos momentos do círculo de conversação, só são lidos os bilhetes autorizados.
A professora Sônia também destaca que há uma percepção de que os alunos estão mais unidos e confiantes, trazendo relatos de suas mudanças em relação aos pais, colegas e professores. A caixinha de desabafos foi propositalmente lotada para a visita de psicólogos da Faccat, que receberam convite para participarem de um círculo de conversação.