• 24 de novembro de 2024 01:24

Voluntariado da Oktoberfest de Igrejinha recebe homenagem na Assembleia

ByEduardo Vetter

set 26, 2019

Ao homenagear o voluntariado da Oktoberfest de Igrejinha, durante o Grande Expediente Especial nesta quarta-feira (25), o deputado Dalciso Oliveira (PSB) entregou a Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa à AMIFEST – Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha. A distinção foi feita pela relevância do seu trabalho para a cultura germânica, para o município e, sobretudo, para a causa do voluntariado. Da mesma forma, o parlamentar concedeu uma placa alusiva à homenagem, simbolicamente, para a voluntária da Oktoberfest, Márcia Stahl Heidrich, escolhida para representar os mais de 3 mil voluntários que trabalham todos os anos no evento. “Márcia é voluntária desde a primeira edição da festa de Igrejinha. É um reconhecimento desta casa legislativa ao exemplo do voluntariado e a todos e todas que se doam por esta causa. O voluntariado tem as pessoas no centro do desenvolvimento”, explicou.

No Brasil, a Oktoberfest acontece tradicionalmente em diversas cidades catarinenses e gaúchas. Para Dalciso, a festa de Igrejinha se diferencia das demais, já que é considerada a maior festa comunitária e filantrópica do Brasil.  “A Oktoberfest é o principal evento turístico do município, tendo recebido mais de 4 milhões de pessoas ao longo dos anos. É também um dos maiores eventos populares do Rio Grande do Sul, com repercussão nacional e internacional”.

O parlamentar lembrou que a característica do voluntariado já estava presente no DNA dos colonizadores da região, berço do associativismo. “Mais de 10% da população da cidade se dedica a realização da festa. Toda a população é envolvida nas inúmeras atividades de socialização, irradiando alegria, bons exemplos, e doação”, destacou.

O valor total de recursos financeiros já destinados para as entidades da cidade e região ultrapassam a casa dos R$ 15 milhões. Só na última edição foram repassados R$ 2,3 milhões para 87 entidades do Vale do Paranhana. O Hospital Bom Pastor, Escolas, APAEs, Polícias e Bombeiros, são algumas das entidades, dentre as várias beneficiadas.

A grande mobilização e os efeitos positivos gerados pela Oktoberfest para a comunidade, fazem Igrejinha ser reconhecida como a cidade da solidariedade. “Em tempos de tanta descrença nas pessoas e instituições, Igrejinha é uma referência para o Brasil em termos de união. E esse é o grande diferencial para as demais festas populares, precisamos valorizar esta experiência e divulga-la cada vez mais”, concluiu, ao lembrar que a Oktoberfest de Igrejinha é patrimônio cultural do Estado do RS desde 2007.

Durante a sessão houve apresentação da Banda Alemã, símbolo da Oktoberfest de Igrejinha, Macega Show. Também está ocorrendo deste a segunda-feira uma exposição de trajes, história e vídeos sobre a OKtoberfest no hall de entrada da Assembleia Legislativa.

Estiveram presentes na homenagem o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, a secretária estadual de Cultura, Beatriz Araújo,  o secretário municipal de Administração e de Desenvolvimento Econômico de Igrejinha, Leandro Horlle – representando o Prefeito, o presidente da Associação dos Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (AMIFEST), Ezequiel Stein, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Igrejinha, João Batista Lopes dos Santos,  o vice-presidente da Amifest, Tiago Petry, e o secretário municipal de Turismo, Esporte e Cultura de Igrejinha, Dirceu Valdir Linden e ainda as soberanas da 32ª edição da Festa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *