“É o fim da picada” é o projeto desenvolvido pelos alunos, do oitavo ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Martins Rangel, localizada em Olhos D’água, Distrito de Rio da Ilha, interior do Município de Taquara. O projeto que visa conscientizar a comunidade sobre a importância da polinização das abelhas será apresentado na manhã, do dia 10 de julho, durante a Mostra de Iniciação Científica do educandário.
Durante visita à prefeitura, na quarta-feira (3), os estudantes, acompanhados da diretora Angela Taciana da Silva, da coordenadora do projeto, professora Daiana Vidal Santos e da professora Ana Cláudia Borges Bueno, relataram ao vice-prefeito, Hélio Cardoso Neto e ao chefe de gabinete, Gilmar Breyer, a necessidade da preservação das abelhas ao desenvolvimento da humanidade e do Meio Ambiente como um todo.
Ana Carolina Vargas de Carvalho, 13 anos, é uma das alunas, dentre os onze estudantes responsáveis pela pesquisa. “Tivemos a ideia, no ano passado, quando estávamos estudando as partes da planta. Comentamos sobre a polinização e a grande mortandade das abelhas, principalmente no RS, devido à utilização desenfreada de agrotóxicos. Decidimos então, elaborar o projeto para conscientizar as pessoas a respeito desta causa, com o principal intuito de alertar que, sem as abelhas, os recursos para a sobrevivência humana vão acabar sendo um risco à vida de todos nós, já que cerca de 75% dos alimentos produzidos no mundo necessitam da polinização“, menciona Ana Cláudia.