O prefeito de Três Coroas, Orlando Teixeira (PSD), e o de Canela, Constantino Orsolin (MDB), foram à Brasília na última semana para tentar liberar os recursos orçamentários para a implantação de infraestrutura na Rota Panorâmica, que liga os dois municípios.
O primeiro encontro aconteceu na Secretaria de Governo (SEGOV), onde foram entregues os documentos referentes a Emenda da Bancada Gaúcha aprovada e da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019. Lá eles receberam um sinal positivo em relação ao andamento do pleito.
O segundo encontro foi com o Ministro-Chefe da Casa Civil, Ônix Lorenzoni, que garantiu conhecer o trajeto da Rota Panorâmica e já o utilizou para retornar da Região das Hortênsias para Porto Alegre.
O ministro garantiu que estudará uma forma de viabilizar a liberação do recurso no Orçamento de 2019, para dar início a tramitação junto ao Ministério do Turismo.
A verba para pavimentação de aproximadamente 22 quilômetros da Rota Panorâmica é fruto de emenda parlamentar da Bancada Gaúcha, prevista no Orçamento de 2019, e que aguarda autorização da Casa Civil e da SEGOV para iniciar sua tramitação junto ao Ministério do Turismo.
Estão previstos investimentos na ordem de R$ 20,8 milhões para implantação do projeto.