Principal ferramenta de gestão, que reúne um conjunto de instituições envolvidas com a política de segurança no município, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) está sendo reestruturado pela Administração Municipal de Taquara. Dando início ao processo de mudanças, no último dia 04, o vice-prefeito Hélio Cardoso Neto se reuniu com o Secretário Adjunto da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Coronel Marcelo Gomes Frota. Na próxima quarta-feira (19), será promovido um encontro com órgãos de segurança do município para debaterem principalmente a questão do cercamento eletrônico.
O GGI-M, instrumento que serve para apoiar os municípios na gestão do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), envolve um conjunto de informações teóricas e técnicas relativas, que apresenta desde a concepção, organização e funções do gabinete, dentre outras informações práticas e relevantes para sua implantação e execução.
Representando o prefeito Tito Livio Jaeger Filho, o vice-prefeito Hélio falou sobre o interesse que a Administração Municipal de Taquara tem de estender o cercamento eletrônico para as localidades do interior do município.
“A ideia é instalarmos câmeras de videomonitoramento em alguns pontos estratégicos das localidades do interior do município. Dessa forma, além de contribuirmos com a segurança dos moradores locais, ainda poderemos ter um controle do tráfego daquela região, caso seja utilizado como rota de fuga de criminosos”, explicou o vice-prefeito de Taquara.
Presente na reunião com o Coronel Frota, o Secretário Municipal de Captação de Recursos, Paulo Cézar Möller, também falou sobre a necessidade de um aumento no número do efetivo da Brigada Militar em Taquara,melhorando as ações principalmente do policiamento ostensivo nos bairros e localidades do interior.
“Esperamos que, após a conclusão desse curso de formação de soldados que está em andamento, a Secretaria Estadual da Segurança Pública possa encaminhar alguns desses novos formandos para o nosso município. Contribuindo assim com as ações que já estão sendo realizadas pela BM local”, relatou Paulo.
Também participaram da reunião com o Secretário Adjunto da Segurança Pública do Rio Grande do Sul o presidente do comitê do Sistema de Segurança Integrada com Municípios (SIM), Major Costa Limeira, a secretária-executiva do Gabinete de Gestão Integrada Metropolitano, Eliége Teixeira, e outros representantes da secretaria estadual.
A implantação do SIM em Taquara, entre outros assuntos, será debatida na reunião de quarta-feira (19), na Prefeitura Municipal de Taquara, às 8h30min, reunindo representantes do Executivo e Legislativo Municipal, do Judiciário, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos de segurança e autoridades locais.