Com a pretensão de auxiliar as empresas a se certificarem junto ao SUSAF – Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, o vice-prefeito, Hélio Cardoso Neto e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Adelar Marques, estiveram em audiência, na semana passada, com o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Covatti Filho, entregando o pedido de viabilidade das empresas taquarenses que anseiam por integrar o SUSAF.
O Município de Taquara teve reconhecida a sua adesão ao SUSAF, em abril de 2019. Com esta adesão em vigor, as empresas que se adequarem às regras do Sistema podem comercializar seus produtos, não apenas em Taquara, mas em todo o Estado, partindo apenas da inspeção municipal, ampliando a venda e, consequentemente o seu faturamento.
Covatti salientou a importância dos municípios aderirem ao programa, para que as empresas possam, desta forma, expandir sua produção, atingir outros pontos de comércio, aumentando assim sua arrecadação e gerar mais empregos. Desta forma, o município de Taquara busca fomentar os produtores rurais, criadores de bovinos, suínos, entre outros, aumentando suas rendas,possibilitando que tenham uma qualidade de vida melhor, conforme destaca o secretário, Adelar Marques.
“O programa dá direito aos abatedouros, derivados, produtos da agroindústria familiar, artesanal e de pequeno porte à adesão, podendo assim vender seus produtos para fora do município. É um conjunto de fatos que agrega a todos, empresa, trabalhador, município e estado. Taquara já está habilitada. Solicitamos ao estado, auditoria para avaliar as produções, os estabelecimentos e, posteriormente, habilitar as empresas interessadas que estejam aptas”, explica Marques. Esta vistoria deve acontecer ainda no mês de junho.