• 22 de novembro de 2024 02:29

Educação Financeira é o novo projeto desenvolvido na escola Dr. Alípio Alfredo Sperb, em Taquara

ByEduardo Vetter

maio 30, 2019

Iniciativa advém do Sicredi e da Maurício de Souza Produções através da confecção e distribuição gratuita de gibis temáticos da Turma da Mônica

Se você acha que finanças é “coisa de adulto” está enganado. O novo projeto que adentra um dos educandários taquarenses pretende estimular em seus alunos, desde pequenos, a consciência de cuidar, economizar e investir de forma correta o dinheiro familiar. Nesta semana, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Alípio Alfredo Sperb, situada no bairro Santa Maria, lançou o projeto Educação Financeira em parceria com o banco Sicredi Nordeste/Taquara e a Maurício de Souza Produções que confeccionou gibis da Turma da Mônica sobre o tema. O projeto será destinado a alunos do terceiro ao nono ano, sendo trabalhado durante as aulas, no decorrer de todo o ano.

Visitas para a apresentação do projeto a professores, funcionários e alunos, foram feitas pela gerente administrativo financeiro, Jociele Almeida da Silva e pela atendente/caixa, Malu Muller. “Educação Financeira é sabermos administrar o dinheiro, consumir de forma consciente, comprar o que é necessário, analisar as condições de compra, fazer boas escolhas, avaliar a melhor forma para não gastar além do necessário”, explica Jociele.

Ela menciona que a ideia é conversar de forma lúdica, introduzindo desde cedo este aprendizado, através de tarefas diárias como o consumo consciente de água e luz por exemplo. “Podemos começar as mudanças com tarefas simples que farão a diferença financeira no final do mês”, observa Jociele, incentivando. “Acredite em você, você pode conquistar uma vida financeira que lhe traga prazer e bem estar, comece com pequenas vitórias. Conversem com seus pais a respeito de seus sonhos e planejem de que forma vocês pretendem alcançá-los”, salienta.

As alunas do quinto ano, Vitória Eduarda Souza Dias e Bruna Catiele Dias da Silveira, com 10 anos e Ana Vitória Endres, 9 anos, estão ansiosas com as aulas. “Se aprendermos sobre isso agora, vamos ter um futuro melhor sabendo administrar o nosso dinheiro, gastando com o que é necessário”, afirmou Vitória. Bruna adorou estudar com a Turma da Mônica. “É muito legal. A Mônica e a Magali achavam que o dinheiro vinha do Caixa Eletrônico ou da árvore e não do trabalho dos pais delas”. A aluna Ana contou que já começaram a pensar alternativas para economizar. “Cada aluno vai fazer um cofrinho e, de pouquinho em pouquinho, vamos aprender a economizar, guardar e investir em algo que queremos”, comentou Ana Vitória.

O assunto já chegou nas famílias que, felizes com a iniciativa, parabenizam os envolvidos no projeto. “Quando cheguei em casa a Duda veio super empolgada contando que tiveram uma aula de educação financeira na escola. Gostaria de parabenizar a equipe, pois acho tão importante esta questão de trazer o assunto pra dentro da instituição. Trabalho muito com isso, acho de suma relevância, ainda mais nos tempos que estamos vivendo, de a criança ter este entendimento a respeito do dinheiro, abolir um pouco este consumismo desenfreado. Fiquei muito feliz mesmo”, revelou Fernanda Catiane dos Santos, mãe da aluna Eduarda Gabriela dos Santos Eltz, do quarto ano.

A diretora, Vilma Sant’Ana Bastos, não exitou em acolher o projeto em seu educandário. “Quando o Sicredi nos ligou, não pensamos duas vezes, pois achamos muito importante disponibilizar este estudo à realidade dos nossos alunos. Hoje muitos adultos sofrem porque não tiveram esta oportunidade. Acreditamos que tendo este incentivo desde pequeno é mais fácil ter uma condição financeira equilibrada. A ideia é, a partir de agora, os professores aplicarem atividades durante as aulas e a cada dois meses fazermos um encontro de avaliação”, menciona Vilma. Outra ideia, destacada por ela, é levar os alunos ao banco para entenderem todo o processo e também apresentar o projeto aos pais.

COMO SURGIU O PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA?

Segundo a gerente Jociele Almeida da Silva, o Sicredi tem como essência a consultoria financeira, procurando atender os associados de modo a terem uma vida financeira saudável. A partir disso, surgiu, no ano passado, o projeto Educação Financeira.

A Cooperativa do Sicredi do Paraná fez uma parceria com a Maurício de Souza Produções, confeccionaram gibis em que a Turma da Mônica fala sobre Educação Financeira em títulos como: De onde vem o dinheiro, O orçamento familiar e A recompensa de quem sabe administrar dinheiro. Este ano, o projeto estendeu-se para todo o sistema Sicredi, sendo destinado de forma gratuita.

Em Taquara, o projeto Educação Financeira, foi iniciado na semana passada, em virtude da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, comemorada de 20 a 26 de maio. Será realizado na EMEF Dr. Alípio Alfredo Sperb, com estudantes do terceiro ao nono ano, com a ideia de os professores trabalharem o tema em sala de aula.

“Percebemos que muitas pessoas tem dificuldades em falar sobre educação financeira, por isso a importância de explanar o assunto e introduzir, desde à infância, a consciência financeira”, relata Jociele. A cada dois meses haverá um encontro de acompanhamento entre representantes do educandário e do Sicredi para avaliar o desenvolvimento do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *