• 22 de novembro de 2024 02:44

Secretaria de Saúde alerta para a baixa vacinação de crianças contra a gripe

ByEduardo Vetter

maio 24, 2019

Até 31 de maio, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2019 segue aguardando a população que integra os grupos prioritários para a imunização dos vírus H1N1, H3N2 e o influenza do tipo B Victoria. Cerca de 89,66% da meta prevista já foi atingida em Taquara. A preocupação da Secretaria Municipal de Saúde é com a vacinação destinada às crianças, que, até o momento, atingiu 68,21% da meta estipulada, sendo o índice mais baixo comparado aos demais grupos.

Para a mãe Litielle Butzge, a vacinação é muito relevante à saúde das crianças. “Eu acho importante trazermos os nossos filhos para se vacinar, pois estamos prevenindo que tenham problemas futuros, há tantos casos de H1N1, de crianças perdendo a vida por medo dos próprios pais em levarem seus filhos, achando que fará mal, mas não faz mal, faz bem para a saúde deles”, destaca a mãe. Litielle levou a filha Maria Sofia Butzge, de 3 anos para a imunização contra o vírus, na Unidade Básica de Saúde Piazito.

Atendidos pela vacinadora Débora Schmidt, Caíque Samuel Kirsch, de 4 anos, também foi levado ao Piazito, pela mãe Elisandra Kirsch. “Acho muito importante porque é uma prevenção, se a gente previne não precisa remediar. Só não trago a minha filha de sete anos, porque já passou de fase, mas se pudesse traria também”, declarou Débora.

O secretário de Saúde, Vanderlei Vili Petry, complementa que a vacinação é uma forma de proteção, principalmente para as crianças, que têm a imunidade mais baixa e precisam de cuidados mais intensos. “A vacina contra a gripe não causa nenhum mal, ao contrário, protege a criança e qualquer pessoa que a faça a ter uma saúde mais estável mediante as temperaturas frias que tendem a atingir o estado com a chegada do inverno. Por isso alertamos aos pais e responsáveis que se sensibilizem e levem as crianças até as Unidades Básicas de Saúde Piazito, Santa Teresinha, Mundo Novo e Empresa para se vacinarem”, esclarece o secretário.

Alguns grupos prioritários, segundo a coordenadora da campanha, enfermeira Fernanda Flores, já ultrapassaram a meta, como o grupo de puérperas, que já atingiu 203,53% de vacinas e os doentes crônicos, que atingiram 114,08% de vacinas aplicadas. Os números seguem com: gestantes – 73,40%, idosos – 86,29%, professores – 83,12%, trabalhadores da saúde – 97,43%, população privada de liberdade – 124 doses aplicadas, funcionários do sistema prisional – 23 doses aplicadas, e, bombeiros, policiais civis e militares e membros ativos das forças armadas – 169 doses.

O atendimento da vacinação, para crianças e adultos, ocorre nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde Empresa, Santa Teresinha e Mundo Novo, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e, na UBS Piazito, das 7h30 às 16h30; e, somente para adultos, nos demais Postos de Saúde do Município, das 8h às 12h e das 13h às 17h; sendo o atendimento no interior das 8h às 16h, nas UBSs Pega Fogo, Padilha, Fazenda Fialho, Santa Cruz e Rio da Ilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *