• 22 de novembro de 2024 03:55

Campanha “Taquara sem Esmolas” é desenvolvida pela Administração Municipal

ByEduardo Vetter

maio 24, 2019

Preocupada com o crescente número de pedintes que passam o dia abordando as pessoas que circulam principalmente pela região central de Taquara, além de receber reclamações sobre casos de agressividade e intimidação contra mulheres e idosos, a Administração Municipal agendou uma reunião com o Comando da Brigada Militar (BM) de Taquara, entidades e alguns empresários do município, onde surgiu a ideia da campanha “Taquara sem Esmolas”, que visa combater a prática da doação de esmola e o possível encaminhamento das pessoas em vulnerabilidade social para as entidades assistenciais do município.

     Nesta reunião, que teve a presença do comandante da BM de Taquara, Capitão Juliano Cardoso Arali, o prefeito Tito Livio Jaeger Filho explanou que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação acompanha esses casos de pessoas carentes que vivem nas ruas, oferecendo programas de ajuda e vagas no Albergue Municipal.

     “Nosso albergue oferece espaço para que os moradores de rua possam tomar banho e fazer sua higiene pessoal, além de dormitórios para pernoitarem e até alimentação e distribuição de roupas, doadas pela comunidade. Como o Albergue Municipal possui algumas regras, como a proibição de bebidas alcoólicas ou substâncias tóxicas no local, muitas das pessoas abordadas pela Assistência Social preferem permanecer nas ruas, pedindo dinheiro em frente aos locais de comércio, praças e região central”, esclareceu o prefeito de Taquara.

     De acordo com o Secretário Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Lorival da Rosa, serão realizadas diversas ações em parceria com os órgãos de segurança, grupos e entidades do município e a comunidade em geral, principalmente com o trabalho da Brigada Militar, que deverá intensificar ainda mais o policiamento na área central do município, onde o assédio tem se mostrado abusivo e até intimidativo.

     “Durante o expediente, nossos agentes de trânsito farão um trabalho integrado com a BM, no sentido de orientar os pedintes e coibir o assédio destes às pessoas, no entorno do comércio nesta área central. Precisamos da colaboração de todos para tornar nossas ruas e praças locais mais seguros para convivência. Não podemos tolerar que a comunidade seja coagida a doar dinheiro aos pedintes”, comenta Lorival

Nos próximos dias, placas e cartazes serão fixados na área central de Taquara, informando sobre a campanha “Taquara sem Esmolas” e orientando a comunidade sobre outras formas de colaborar com pessoas em vulnerabilidade social, que não seja a doação de dinheiro. O material informativo também poderá ser encontrado nos seguintes endereços comerciais: Volmar Joalheiro, F. H. Comassetto, Arsenal Armas, Atacado Léia, Farmácia Santé, Alternativa Imóveis e Integração Contabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *