Visando expandir as ações voltadas a educação ambiental, que já são trabalhadas nas escolas da rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE) de Taquara inaugurou recentemente o seu novo ecoponto, com contêineres maiores, espaço criado com a proposta de realizar a gestão ambiental de suas dependências e incentivar a reciclagem de resíduos sólidos no município. O ecoponto está instalado no pátio da Secretaria de Educação, localizada na rua Júlio de Castilhos, 1486, bairro Morro do Leôncio.
Durante a inauguração do ecoponto da SMECE, ocorrida no dia 22 de março, a coordenadora da Educação Ambiental em Taquara, Sabrina Guarani-Kaiowá Amaral, descreveu os procedimentos que serão adotados em cada setor da secretaria e os tipos de resíduos sólidos que serão destinados ao ecoponto.
“Precisamos conhecer o resíduo que geramos, e evitar consumir produtos que gerem resíduos que não possuem reciclabilidade, e precisamos destinar corretamente os demais. Convidamos a comunidade a participar desta iniciativa, podendo trazer seus recicláveis ao nosso ecoponto, tomando cuidado com materiais como fraldas, absorventes, cotonetes e outros resíduos de banheiro, de limpeza, que devem ser depositados em sua lixeira residencial ou de seu prédio. Aqui no ecoponto da SMECE os taquarenses poderão depositar apenas os seus resíduos recicláveis sólidos, que são papel, papelão, plástico, vidro, e metais, como aço ou alumínio”, explicou Sabrina.
O Secretário de Educação, Cultura e Esportes de Taquara, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, lembrou ainda que os resíduos recicláveis e não recicláveis devem ser acondicionados em lixeiras separadas, antes de serem encaminhados ao ecoponto da secretaria.
“Para que o material reciclável não perca seu potencial de reciclagem é de extrema importância que os resíduos orgânicos não sejam misturados com os resíduos secos, que serão transportados até a Usina de Triagem de Lixo do município e posteriormente vendidos para empresas de reciclagem”, informou o Secretário de Educação, Cultura e Esportes de Taquara.
O material reciclável depositado no ecoponto da SMECE será recolhido e comercializado pela Cooperativa de Reciclagem e Limpeza (Cooreli) de Taquara, e parte do valor será dividido entre os colaboradores da cooperativa.
O ecoponto da SMECE, assim como os ecopontos já instalados em 10 escolas de Taquara, fazem parte do projeto Educares, desenvolvido pelas secretarias de Educação, Cultura e Esportes e de Meio Ambiente. A iniciativa dos ECOPONTOS são desenvolvidas com diferentes parceiros em cada espaço, como o Instituto Vitória, o Rotary Clube e a Estação Cópias.
O horário de funcionamento do ecoponto da SMECE será de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.