• 22 de novembro de 2024 08:21

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe ocorre de 10 a 31 de maio

ByEduardo Vetter

abr 12, 2019

Conforme Ministério da Saúde, crianças, gestantes e puérperas integram o primeiro grupo prioritário a ser vacinado

Magda Reuniao Vacinacao da Gripe 05 04 2019 (4)A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe inicia nesta quarta-feira, 10 de abril, em todo o país, e segue até 31 de maio. Esse ano, a vacina trivalente ofertada pelo Ministério da Saúde / Sistema Único de Saúde (SUS) para grupos específicos protegerá contra os vírus H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Victoria. O Dia D de mobilização para a vacinação está marcado para 4 de maio. Para Taquara, no primeiro momento, foram disponibilizadas quatro mil doses da vacina para o atendimento da primeira fase nacional que compõe o primeiro grupo prioritário.

O primeiro grupo prioritário é focado em crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias de idade), gestantes e puérperas até 45 anos, e, terá o atendimento, em Taquara, em virtude do feriado de aniversário do Município, prestado de 10 a 17 de abril, nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde Empresa, Santa Teresinha e Mundo Novo, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e, na UBS Piazito, das 7h30 às 16h30.

A partir do dia 22 de abril, a vacinação estende-se a todo público-alvo compreendendo além de gestantes, puérperas ecrianças de 6 meses a 5 anos de idade, também maiores de 60 anos, profissionais da saúde, pessoas de qualquer idade com doenças crônicas (mediante receituário ou laudo médico), população indígena, pessoas privadas de liberdade, professores da rede pública e privada e trabalhadores do sistema prisional.

Magda Reuniao Vacinacao da Gripe 05 04 2019 (8)O atendimento da vacinação também expande-se para as demais Unidades Básicas de Saúde do Município, das 8h às 12h e das 13h às 17h; sendo o atendimento no interior das 8h às 16h, nas UBSs Pega Fogo, Padilha, Fazenda Fialho, Santa Cruz e Rio da Ilha. O Dia D de mobilização em 4 de maio, atenderá a população das 8h às 12h e das 13h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Em reunião promovida na sexta-feira, 5, enfermeiros responsáveis técnicos das Unidades Básicas de Saúde de Taquara, reuniram-se com o enfermeiro responsável técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Jorge Amaral, para formatar a campanha no Município.

“Esta doença acomete muito as pessoas, são doenças sazonais que com o frio vem com maior intensidade e temos que nos preparar, temos que imunizar a população dos grupos de risco. Já recebemos quatro mil doses, mas vamos receber mais, gradativamente”, destaca Amaral, salientando que Taquara sempre cumpriu as metas do Ministério da Saúde e que este ano não será diferente.

A coordenadora da campanha, enfermeira Fernanda Flores, diz que a meta é vacinar 90% do público prioritário de Taquara, composto por 13.521 pessoas, sendo 3.879 crianças, 934 trabalhadores de saúde, 515 gestantes, 85 puérperas, 7.308 idosos e 800 professores. “Vamos seguir o calendário estadual, vacinando até o dia 17 de abril crianças, gestantes e puérperas, abrindo para as demais pessoas do grupo de risco a partir do dia 22”, declara Fernanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *