Duas escolas taquarenses têm em sua grade curricular o programa da Fundação Lions Clube Internacional “Lions Quest”. No dia 22 de março, foi lançado na EMEF Rosa Elsa Mertins, e, na última sexta-feira (29), os representantes do Lions Clube de Taquara Marli Suzin, Valter Suzin, Lígia Sessim e Sônia Apollo; o secretário de Educação, Cultura e Esportes (SMECE), Antônio Edmar Teixeira de Holanda e a diretora Melissa Vilches Pires, deram início ao programa na EMEF Júlio Maurer, localizada no Distrito de Padilha, interior do Município.
Taquara é a cidade pioneira na região sul do Brasil a acolher o Lions-Quest que será destinado a alunos do sétimo ano, primeiramente, destas duas entidades de ensino, mas a ideia é que o programa seja acolhido por mais educandários. O programa será desenvolvido durante um ano, uma vez por semana, sendo incluído na grade curricular da escola. Serão realizadas palestras com especialistas e profissionais de várias áreas que sejam do interesse dos educandos, da família e da instituição de ensino, suprindo as necessidades de todos os envolvidos com o propósito de mudar vidas.
O Lions Quest objetiva unir Escola, Família e Comunidade incentivando o desenvolvimento sadio de crianças e adolescentes, estimulando habilidades como autodisciplina, autoconfiança, emoções, bom senso, responsabilidade, melhor comunicação, boas relações, escolhas saudáveis e o interesse na prestação de serviços à comunidade.
A presidente do Lions Clube de Taquara, Marli Suzin, comentou aos estudantes o que se espera com o desenvolvimento do programa. “Vamos trabalhar maneiras de vocês viverem melhor, de saberem lidar com as situações do dia a dia respeitando um ao outro, pois a nossa intenção é formar uma juventude entusiasta, dedicada, conhecedora, que possa realizar os seus sonhos, os seus objetivos e sejam homens e mulheres de caráter a fim de melhorar o nosso Brasil”, ressaltou Marli.
O secretário da SMECE, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, destaca a importância do Lions Quest. “Os valores do amanhã do Brasil são vocês que são jovens, aproveitem este programa que tem uma importância fundamental e ajudará muito no crescimento intelectual, moral e ético de todos. Será uma grande experiência vivida neste um ano de Lions Quest na escola”, afirma o secretário.
A diretora da escola, Melissa Vilches Pires, disse que o projeto favorecerá o protagonismo dos adolescentes. “Além de colaborar para o protagonismo, também estimulará a participação social de vocês, sempre priorizando a questão de deveres e principalmente dos direitos. Este projeto será de grande valor, pois todos os alunos têm grandes potenciais e quanto mais estimularmos, valorizarmos, conseguirão identificar e trazer a tona, colocando em prática esses potenciais”, menciona Melissa.
Representando os educandos, a aluna Fátima Biegelmeyer, 15 anos, mencionou. “O programa Lions Quest é uma grande oportunidade de conhecimento e crescimento para nós adolescentes. Nossa expectativa é muito grande. Serão momentos muito agradáveis e de grande valor”, relatou a aluna. As alunas Dauany Somoneti Bueno, 12 anos e Vitória silva, 13 anos, também estão ansiosas. “Acho que vamos aprender a se comportar melhor, a falar em público e esclarecer algumas dúvidas que temos”, revela Dauany.