Nesta quinta-feira, 21, no bairro Morro da Cruz, aconteceu a terceira ação do Castramóvel de Taquara – um projeto pioneiro na região do Vale do Paranhana que tem como objetivo controlar a população de cães e gatos, principalmente em situação de abandono.
O levantamento dos cães atendidos foi realizado com auxílio de lideranças do bairro e os moradores, e, os atendimentos foram realizados pela médica veterinária Fernanda Grings e pela auxiliar veterinária, Gabriele Rodrigues. Acompanharam a ação a secretária de Meio Ambiente, Laura Carolina Huff; a vereadora Sandra Schaeffer e os funcionários Valério Nunes de Oliveira e Moisés dos Santos.
O atendimento é disponibilizado a famílias de baixa renda, cujos proprietários sejam beneficiados de programas sociais e/ou se enquadram em situação de vulnerabilidade social. O serviço oferecido pelo Castramóvel é realizado em eventos previamente agendados e divulgados, e as pessoas, que necessitam do benefício, devem o solicitar na Secretaria de Meio Ambiente, onde recebem uma ficha, que deve ser preenchida e levada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, para posterior protocolo geral na Prefeitura.
Em toda história de Taquara nunca houve políticas públicas destinadas aos animais. Desde a criação da Associação Protetora dos Animais de Taquara (APATA), é a primeira vez que o Poder Público dá uma resposta à sociedade mostrando políticas públicas, não somente através do Castramóvel, mas com um trabalho educacional voltado às escolas e com encaminhamentos de animais a clínicas veterinárias.