O Projeto busca a reintegração de adolescentes que reprovaram dois ou mais anos no Ensino Regular das Escolas de Parobé
No dia 06 de Março, a secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer realizou uma reunião para iniciar os trabalhos da terceira edição do projeto de Metodologias Ativas para combate a distorção de idade-série (projeto META), no Horto Municipal. A atividade contou com a presença das coordenadoras Pedagógicas Silvia Duarte e Taís Martins, da assistente Social Nadja Janaína Pereira e equipes diretivas da Rede Municipal de Ensino.
O projeto Meta iniciou no dia 11 de Março, sendo um programa para adolescentes, que reprovaram dois anos ou mais e busca prepará-los para avançar e recuperar esses anos escolares. Os estudantes são integrados a turmas multidisciplinares, na qual o professor tem a tarefa de ensinar de maneira diferenciada da Escola tradicional, cujo este acabou repetindo o ano, proporcionando a possibilidade de concluir o Ensino Fundamental.
“É um sonho nosso, que vocês professores e equipes diretivas nos ajudaram a colocar em prática. O aluno que reprova dois anos, não é por falta de empenho da escola e não é por falta de empenho do professor. A grande maioria dos alunos do META reprovou dois ou três anos por abandono, então o nosso trabalho é tornar a escola atrativa para um aluno desmotivado, Por isso a proposta de uma turma não seriada, com várias idades professor unidocente, multidisciplinar e transdisciplinar para possamos atingir justamente o foco disso”, ressaltou a coordenadora Silvia Duarte.
O projeto acontece em sete pólos distribuídos nas EMEFs Artuíno Arsand, Ana Maria Fay dos Santos, João Ângelo Pandolfo, João Muck, Getúlio Dorneles Vargas, Maltus Krummeneuer e Padre Afonso Kist.