Retomado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Taquara, desde o último domingo (17), o projeto Rio do Nosso Bairro tem como principal objetivo incentivar os jovens estudantes da rede municipal de ensino a promoverem ações de melhorias na qualidade das águas do município. A programação do projeto, que iniciou com o recolhimento de lixo e plantio de mudas de árvores nativas as margens do Rio dos Sinos, no Balneário João Martins Nunes (Prainha), entre outras atividades, segue até o dia 04 de abril.
Fazendo parte da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, o município de Taquara é banhado por cinco rios e 25 arroios. O Sinos, assim como seus afluentes, o Rio Rolante, o Rio Padilha, o Rio da Ilha e o Rio Paranhana, percorre lentamente uma região mais plana na parte média e inferior, com menos oxigênio dissolvido, resultando em águas mais turvas nas partes mais baixas.
Segundo a coordenadora da Educação Ambiental em Taquara, Sabrina Guarani-Kaiowá Amaral, o município já vem realizando um amplo trabalho de conscientização ambiental nas escolas do município, incentivando a reciclagem de resíduos sólidos, o estudo da qualidade das águas que banham o município, a recuperação da mata ciliar, entre diversos outros projetos que estão em andamento.
“Em se tratando de rios e arroios, é de fundamental importância que a gente promova o recolhimento de lixo dos percursos d’água para prevenirmos enchentes em épocas de chuvas. Além disso, quanto mais árvores houver próximo as margens dos rios, mais impermeabilizado ficará o solo e, consequentemente, teremos mais água potável e maior controle das cheias”, explicou Sabrina.
Durante a abertura do Rio do Nosso Bairro, solenidade que contou com a participação do vice-prefeito Hélio Cardoso Neto, dos secretários municipais de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda; e de Meio Ambiente, Laura Huff, do coordenador de Defesa Civil do município, Paulo Mello,da presidente do Legislativo de Taquara, a vereadora Sirlei Silveira; da vereadora Monica Facio, e do assessor do Deputado Estadual Dalciso Oliveira, Adalberto Lemos, os alunos das escolas municipais de Ensino Fundamental Antônio Martins Rangel, Dr. Alípio Alfredo Sperb, Júlio Maurer e Rosa ElsaMertins, trouxeram amostras dos rios afluentes que formam o Rio dos Sinos.
“O nosso desejo, ao promover projetos como o Rio do Nosso Bairro nas escolas municipais, é de que o trabalho de conscientização desenvolvido por esses alunos possa se espalhar ao maior número de pessoas possível. E que, num futuro próximo, as águas do Sinos sejam tão cristalinas como essas vindas das nascentes de seus afluentes.”, projeta Edmar.
Logo após misturar as amostras dos rios Padilha, da Ilha, Rolante e Paranhana, foi realizado um momento ecumênico, com representantes da igreja católica, da doutrina espírita e da igreja adventista, e feita uma reflexão sobre a importância de preservarmos esse elemento essencial para a sobrevivência da vida humana, animal e vegetal.
Representando o prefeito Tito Livio Jaeger Filho, o vice-prefeito de Taquara, Hélio Cardoso Neto, falou sobre sua satisfação em ver o envolvimento de tantos jovens taquarenses com projetos voltados a gestão do uso dos recursos naturais e seu reconhecimento da consciência da realidade global, sempre preocupados com a melhora na qualidade de vida de toda a comunidade.
“É muito gratificante ver tantos estudantes da nossa rede municipal de ensino participando de projetos voltados a solução de problemas ambientais e de preservação dos recursos naturais de nosso município. Essas ações que vocês estão desenvolvendo hoje, e que certamente irão refletir nos aspectos econômicos, sociais, políticos, ecológicos e éticos, resultarão em um futuro mais sustentável e melhor para todos nós”, analisou o vice-prefeito de Taquara.
Logo após o momento ecumênico, ocorreu a união das águas dos rios de Taquara, que foram misturadas com as águas do Rio dos Sinos, e a distribuição de mudas de chás entre os presentes. Também participaram do evento os representantes das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, do Rotary Club de Taquara, da Cooperativa de Reciclagem e Limpeza (Cooreli), do Saber Ambiental, das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), da Mattos Monitoramento, do Observando Rios/SOS Mata Atlântica, do Grupo de Canto do Bairro Eldorado, do grupo Desbravadores da Igreja Adventista, da Sala Verde, do curso de Meio Ambiente do Cimol, da Escola Ambiente da Faccat, do Instituto Lixo Zero, do Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, do Prosinos, do Comitesinos e do Instituto Gaia Guria, todos parceiros das atividades que serão promovidas durante a programação do projeto Rio do Nosso Bairro.
PROGRAMAÇÃO:
– 19, 20 e 21 de março (terça, quarta e quinta-feira), durante todo o dia: atividades relacionadas ao projeto “Observando os Rios”, nas escolas municipais de Ensino Fundamental Antônio Martins Rangel, Dr. Alípio Alfredo Sperb e Júlio Maurer;
– 22 de março (sexta-feira), durante todo o dia: lançamento do Varal da Consciência Hídrica nas escolas municipais;
– 22 de março (sexta-feira), às 16h: Inauguração do Ecoponto da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes;
– 26 de março (terça-feira), durante todo o dia: lançamento da “Cartilha das Águas de Taquara” nas escolas municipais;
– 02 de abril (terça-feira), às 16h: inauguração do Espaço Socioambiental Nara Mattos;
– 04 de abril (quinta-feira), durante todo o dia: gravação do vídeo “As águas de Taquara”.