Uma iniciativa das funcionárias do Centro de Diagnóstico por Imagem – CDI tem motivado e tranquilizado as crianças que precisam fazer exames no Hospital São Francisco de Assis – HSFA, de Parobé.
Qualquer procedimento hospitalar é para as crianças algo assustador e desafiador. Por isso o CDI passou a entregar certificados de coragem àquelas que passam por procedimentos no local. A intenção é que os pequenos possam se sentir motivados a enfrentar situações que, apesar de delicadas e longe do contexto em que estão acostumados, são necessárias. Com a iniciativa e com a humanização no atendimento, as crianças puderam aprender que um exame não é um momento negativo, mas de superação.
A Tomografia Computadorizada é um método diagnóstico que utiliza raios-X para formar várias imagens seccionais (fatias) do nosso corpo e é solicitada para auxiliar na identificação de doenças que outros métodos não são capazes de diagnosticar.
Para o sucesso do exame é necessário que o paciente permaneça imóvel, o que em alguns casos é impossível, como crianças pequenas ou agitadas, pessoas com deficiência ou com transtornos como claustrofobia e síndrome de pânico. Nesses casos o médico solicita que o exame seja feito com sedação. O HSFA é um dos poucos hospitais que realiza tomografia com sedação SUS. O exame é oferecido para os municípios da 1ª e 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, que abrange 2 milhões de habitantes. Em 2018 foram realizados quase 50 mil exames de imagem.