• 22 de novembro de 2024 03:34

Obras de arte feitas por pacientes do CAPS AD embelezam a Secretaria de Saúde

ByEduardo Vetter

dez 7, 2018

Quem adentrar à Secretaria Municipal de Saúde de Taquara poderá apreciar inúmeras obras de arte produzidas por pacientes do CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas. A entrega dos quadros foi realizada, na terça-feira (4), ao secretário Municipal de Saúde, Vanderlei Vili Petry e à diretora de Saúde, Solange Vargas.

“É encantador o trabalho, o resultado que podemos conferir nestas obras. Quando falamos em saúde pública, precisamos ter em mente que não é só a ausência de doença, e sim, o bem-estar em qualquer ambiente que você esteja. As oficinas representam a busca da ausência de doença por parte dos pacientes, por terem atividades no tempo ocioso, isso é fazer saúde. Para nós enquanto gestão pública, é sim, efetivamente, o resultado de que estamos no caminho certo”, declara Petry.

Os quadros feitos com materiais reciclados como jornais e revistas integram as atividades das oficinas terapêuticas de Artes e Informática, promovidas no CAPS AD, ministradas pelas oficineiras Lorena Ângela Machado Oliveira e Maria Elena Andrade, respectivamente. As oficineiras trabalham integradas ao restabelecimento, aconchego, conforto e segurança de todas as pessoas que fazem parte do CAPS AD.

“Buscamos sempre fazer coisas diferentes ligando o artesanato à informática, ou seja, eles pesquisam na internet o que querem fazer, como podem fazer e damos o suporte necessário, indo atrás de materiais e apoiando cada participante. Muitos pacientes já estão fazendo o que aprendem em casa, como um novo meio de angariar recursos a sua família”, observa Maria Elena.

José Luiz dos Santos Ramos frequenta o CAPS AD há cinco anos e é um dos responsáveis pelas belas obras de arte expostas na Secretaria Municipal de Saúde. “Gosto muito das oficinas porque me distraio e sempre aprendo algo novo”, afirma Ramos, que já foi abordado na rua quando carregava um de seus quadros. “Perguntaram se era eu quem fazia, respondi que sim”, disse, orgulhoso de seu trabalho.

Quem quiser adquirir algum quadro pode entrar em contato com as oficineiras, Maria Elena e Lorena, diretamente no CAPS AD, na avenida Sebastião Amoretti, 1875, no bairro Morro do Leôncio. O telefone de contato é 51 3541.3672. Segundo Maria Elena, os valores arrecadados são destinados à compra de novos materiais para o desenvolvimento das oficinas.

DSC_4335

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *